Willys MB Jeep - Parte I

modelo: Willy MB Jeep with trailer
fabricante: Italeri
escala: 1/35
categoria: Militaria
data início: 20/08/2008
horas trabalhadas: 26h54m
dias trabalhados: 21
HISTÓRIA DO MODELO
O Nascimento do Jeep

A Primeira Guerra Mundial mostrou a necessidade de um veículo de 
reconhecimento leve, rápido, para todo o terreno, que substituísse 
as tradicionais motos com side car usadas por mensageiros. O Exército 
Norte-Americano, com o agravamento da Segunda Guerra Mundial, lançou 
este desafio aos fabricantes de automóveis. Em 11 de julho de 1940 foi 
enviado um pedido a 135 fabricantes para o desenvolvimento de um veículo 
que atendesse as seguintes especificações: veículo com tração 4x4, em 
aço estampado de fácil fabricação, capacidade para 03 passageiros e 
metralhadora .30, peso máximo de 600 Kg (depois mudado para 625 Kg), 
carga útil mínima de 300 Kg, potência de motor mínima de 40 hp, 
velocidade máxima de no mínimo 80 Km/h, entre outras características.   

O prazo de entrega do protótipo era de 49 dias, e 75 dias para a 
entrega de 70 veículos. Somente a American Bantam Car Company e a 
Willys-Overland responderam ao pedido do Exército. A Bantam foi a 
única empresa que entregou o protótipo no prazo vencendo a Willys
 na concorrência. O protótipo da Bantam, o pequeno MK II (figura 1), 
foi entregue ao Exército em 23 de setembro de 1940 sendo submetido a 
duros testes em mais de 5.000 Km de estradas não pavimentadas. 
A conclusão final dos avaliadores foi: “este veículo demonstrou amplo 
poder e todos os requisitos para o serviço.” A American Bantam Car 
Company foi a empresa que criou o Jeep, ao contrário do que muitos 
podem pensar atribuindo este fato a Willys-Overland. 

Mesmo com o protótipo da Bantam atendendo as exigências, o Exército 
incentivou a Willys e depois a Ford a apresentarem seus projetos, pois 
desejava mais de um fornecedor para produção em massa dos veículos. Para 
isto facilitou o acesso dos engenheiros destas empresas para que 
estudassem o protótipo apresentado pela Bantam. A Willys apresentou o 
seu modelo em 11 de novembro de 1940, denominado de “Quad”. O veículo 
da Willys suscitou o interesse do exército e a cólera da Bantam, pois 
o mesmo tinha aspecto visivelmente similar ao protótipo apresentado 
pela Bantam. O protótipo da Ford chamado de Ford GP “Pygmy” foi entregue 
em 23 de novembro de 1940. Visualmente os... leia mais aqui
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
    
Quarta-feira, 20 de Agosto de 2008 - Tempo:1h50m
Olá amigos! Bem vindos a mais um projeto! Dessa vez irei montar uma escala inédita para mim, a 1/35. Muitos falam que é muito legal montar essa escala! E pelo primeiro dia estou adorando mesmo! Escolhi esse modelo da Italeri que comprei há mais de 1 ano. Aparentemente ele é bem simples, bom acabamento, tem 3 figuras que são razoáveis. Vamos às fotos de hoje! A caixa do kit: As peças: O Manual: Iniciei como manda o manual, que é juntar os lados e o fundo do Jeep para formar a carroceria: E comecei a montar a grade frontal, a "cara" do jeepinho! Nessa parte se faz necessário já pintar o radiador, pois a grade é colada na frente impossibilitando, assim, que a pintura seja feita posteriormente! Enquanto secava o radiador, parti pra colar a bateria e outra peça do motor, creio eu que seja o alternador! E aí está o radiador pintado e com o efeito metálico pronto: Esse efeito foi realizado da seguinte maneira: Primeiro pintei todo o radiador com tinta preto fosco, deixei secar e aí apliquei pó grafite com um cotonete em todo o radiador. Ficou muito bom: E daí colei a grade e o radiador na carroceria: E como tava inspirado, parti para a montagem dos molejos e do chassis: Tanto o Eixo dianteiro como o trazeiro são encaixados nos molejos, ficando suspensos. O passo para a colagem que realizei foi posicionar o eixo, colar os molejos e aí colar o eixo aos molejos: E aí está o chassis montado:
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2008 - Tempo:0h43m
Olá amigos! Hoje fiz pouca coisa, mas são alguns passos! Comecei montando, o que acredito eu, que seja um tanque reserva de combustível! Ou pode ser uma JerryCan, de água! E do lado dela é possível ver o engate do jeep: E aí a JerryCan montada e o engate colado ao chassis: Daí passei para montar a carroceria do Jeep ao chassis: E um help da masking tape para ajudar a segurar as peças enquanto a cola seca. Está sendo mto divertido montar esse jeep! Os modelistas mais esperientes em Militaria que frequentam o blog, se quiserem me ajudar será um prazer!!
sexta-feira, 22 de Agosto de 2008 - Tempo:1h30m
Olá Pessoal! Continuo com a divertida montagem do Jeep! Hoje decidi qual versão vou fazer do Jeep! Será a USMC 2021240, da 4ª Divisão Marina, 14º Artilharia, 2º Batalhão que lutou em Iwo Jima Fevereiro de 1945! Até peguei dois filmes para assistir, A conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima do Cleant Eastewood. A Conquista da Honra é o epsódio pela visão americana, e o Cartas de Iwo Jima é pela visão Japonesa! Depois conto se são bons! Vamos lá! Comecei hoje por essa peça que vai sob a carroceria, na parte de trás e pelas alças que tb vão na carroceria: Desculpem a foto está fora de foco! Ai a peça colada sob a carroceria: E aqui as alças: Aquelas outras duas alças colarei depois, pois preciso lixar uma junção na carroceria, na trazeira, do Jeep. E aqui os amortecedores: Colados: Aproveitei para tirar os pneus da grade e montar o seu pequeno eixo: E gostei e fiz nos pneus trazeiros tb: E também destaquei e limpei o estepe, que é colado na trazeira da carroceria: Estou colando tudo pois nesse Jeep tudo é verde! Ateh!!
Domingo, 24 de Agosto de 2008 - Tempo:2h12m
Olá pessoal! Aproveitei a tarde de domingo para trabalhar no Jeep! Esse kit é mto bom! Encaixes são perfeitos! Estou gostando muito! Se soubesse disso tinha montado ele antes, faz mais de 1 ano que tenho esse kit aqui. Vamos lá, hoje comecei pela carretinha: Amortecedores: Essas pecinhas são as lanternas da carretinha: Coladas: Também destaquei e limpei os pneus da carretinha: Hoje também montei o motor do Jeep: E aproveitei para destacar o capô da grade de peças: Motor no seu devido lugar. Eu vou fazer o capô fechado, por isso já colei o motor! Os assentos: E já uma parte deles pintado: Aqui o parabrisa. Aquela peça logo abaixo, vai colada ao parabrisa. Peça colada. Não sei dizer oq é essa peça! Uma coisa que eu percebi nesse kit é que colocando o capô no lugar, ele vinha muito pra frente. Vendo algumas fotos na internet, verifiquei que ele fica mesmo sobre a grade, mas não avança tanto para a frente. Veja esse kit montado: E veja aqui foto do jeep de verdade: Há uma grande diferença na frente perceberam? Então com uma lixa d´água, resgastei um pouco o capô, e gostei do resultado: Não vejo a hora de começar a pintar esse kit!! Estou planejando também fazer uma base para ele! Muito obrigado pessoal por vcs acompanharem e pelos comentários!!! Ateh!
Terça-Feira, 26 de Agosto de 2008 - Tempo:2h20m
Olá amigos! Hoje terminei de colar alguns detalhes no Jeep: Espelho retrovisor Aqui as alavancas do cambio: Coluna de direção Tudo coladim: E montei tb as figuras. É a primeira vez que faço isso! E a basuca de uma das figuras: Aí juntei tudo e apliquei o primmer: E como é acrílico, secou rapidinho e apliquei a Humbrol: Aqui na basuca, furei a ponta dela para parecer mais real, porem a peça acabou escapando da mão e abri um rombo na coitada. Então apliquei putty para refazer o furo, com mais cuidado :D É isso aí!! Abs pessoal!
Quinta-Feira, 28 de Agosto de 2008 - Tempo:1h40m
Olá amigos! Hoje fiz um efeito na pintura, que li nos tutoriais do Panzerserra. Quem quiser ler os tutoriais, os links são: http://www.webkits.com.br/news/anmviewer.asp?a=323&z=28 http://www.webkits.com.br/news/anmviewer.asp?a=324&z=28 http://www.webkits.com.br/news/anmviewer.asp?a=325&z=28 Fiz os detalhes de luz e sombra, misturando a tinta base com preto. Na foto está com flash, então não da pra ver direito! O efeito é bem sutil. Gostei!! Aqui preparei a tinta preta para pintar os pneus. Misturei o preto com um pouco de branco, criando um cinza bem escuro, pois assim é mais realistico do que preto puro. Thanks to Panzerserra heheeehe Aí os pneus pintados A basuca: Aqui terminando o acabamento dos assentos: Isso aí embaixo é giz pastel seco. Andei lendo a respeito e resolvi comprar para fazer um teste. Apliquei o preto onde geralmente acumula mais sujeira, gostei bastante do efeito! Ai na foto com flash fica ruim, mas ao vivo ficou muito legal! Vou tirar fotos melhores! Bom a montagem segue!!! Abs!
Sexta-Feira, 05 de Setembro de 2008 - Tempo:1h40m
Olá Pessoal! Dei uma sumidinha pois estou montando finalmente uma bancada pra eu montar meus modelos! Em breve posto fotos e how-to dela!! Bom hoje eu comecei a montar uns add-ons que vão na carretinha do jeep. Aí está a caixa dos utensílios: Tem alguns ítens modernos, e outros ítens WWII, dos EUA e mais outros países! Eu irei usar algumas caixas e jerry cans na carretinha. Comecei pelas caixas: E aqui as jerry cans: E aqui uma Oil Can: E aí os ítens na carretinha, só pra ver como vai ficar! Estou pensando em substituir o arame por um de verdade. Vou ver se acho algo na medida! E aqui eu repintei os assentos. O Nando levantou a lebre e fiz algumas pesquisas e vi que a cor estava errada! Aí a tinta estava molhada e bem escuro. Mas vai ficar mais claro. O escapamento, tb pintado: E o parabrisa no jeep! Espero terminar a bancada logo, para voltar a todo vapor na montagen!! Ateh!!
Terça-Feira, 016 de Setembro de 2008 - Tempo:1h30m
Olá amigos! Finalmente terminei minha bancada, pra ver as fotos acessem o link http://webkits.infopop.cc/eve/forums?a=tpc&s=519600941&m=3331072862&r=7051053862&f=639603841! Agora voltei à todo vapor na montagem do kit! Comecei hoje pela pintura das figuras. Essa é a primeira vez que to fazendo isso. Li sobre algumas técnicas, vms ver no que vai dar! Aqui o assento do jeep, com um efeito de sujeira, feito com giz pastel: Vejam a diferença do assento sem o efeito e com efeito: E vejam no modelo, como fica bom: Comecei também a pintar a carga da carretinha. Comecei com as caixas: E colei tb o escapamento: E aproveitei para aplicar verniz brilhante nos pneus e no modelo, para fazer o WASH: É isso aí pessoal!! :) Abs!
Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2008 - Tempo:1h40m
Olá Pessoal! Hoje foi o dia de decalcar o modelinho, para assim fazer os efeitos! Aí o decal nadando: Um deles já aplicado: E ai todos aplicados. São poucos decais. Comecei tb a detalhar as caixas da carga que vai na carretinha: E pintei o latão de óleo: E camuflei os capacetes. Aqui os meus pesadelos. As figuras. Eu preciso de ajuda. Pelo que dá pra ver essas figuras são bem ruins. Detalhes baixos. Eu preciso de umas dicas de como pintar elas! que to apanhando feio! Abs!
Sexta-Feira, 19 de Setembro de 2008 - Tempo:1h00m
Olá pessoal! Bom hoje as figuras foram nadar... Sim! Estão no fluido de freio! REsolvi remover toda a tinta e começar novamente. Ja tinha feito vários teste de cores, então estava horrível. Resolvi remover tudo e pintar com kahki. Adorei a cor! Enquanto as figuras banhavam-se hahahaha apliquei verniz brilhante no jeeep: Meia horinha depois, estavam novas de novo: E aqui o Khaki aplicado. Li uns tutoriais sobre como montar as figuras.... vms ver no que dá! Abs!
MURAL DE RECADOS