Heinkel He 51-B2

modelo: Heinkel He 51-B2
fabricante: ICM
escala: 1/72
categoria: Aviação Militar
data início: 07/07/2008
horas trabalhadas: 16h45m
dias trabalhados: 12
HISTÓRIA DO MODELO
O Heinkel He 51 foi um Biplano single-seat(apenas um assento) Alemão 
que foi produzido nas versões Combate Aéreo, Hidroavião e Ataque Terrestre.
Ele foi uma atualização do Heinkel He 49. 

Em 1931 a Heinkel recrutou os talentosos desingners de aeronaves, Walter 
e Siegfried Günter, e o primeiro grande projeto deles para a Heinkel foi 
o He 49. 

Embora tenha sido desenhado para ser um avião para treinos avançados, 
acabou tornando-se um Caça. O primeiro protótipo voou em Novembro de 
1932, e foi seguido por mais dois protótipos: o He-49B, com uma 
fuselagem mais longa e o He-49C com motor revisado.

O modelo foi pedido para entrar em produção pela Luftwaffe (ainda secreta) 
como Heinkel He-51, em maio de 1933. As entregas começaram em Julho do 
ano seguinte. 

O He-51 era um Caça Biplano Convencional, com toda a construção em metal. 
O motor era BMW e era armado com duas metralhadoras montadas acima do 
motor. 

O He-51 sai de linha quando entrou em serviço, e depois de uma produção 
inicial de 150 aeronaves, o projeto foi mudado para He-51B com 
aproximadamente 450 aeronaves construídas, incluindo cerca de 46 
Hidroaviões 51-B2 e depois finalmente mais 100 He 51C de ataque 
terrestre. 

Em 06 de Agosto de 1936, seis He-51 foram entregues à Espanha para lutar 
na Guerra Civil Espanhola. As operações iniciais foram bem sucedidas, os 
Heinkels derrotaram uma série de outros biplanos mais velhos, como dois 
Nieuport Ni-52, um Breguet 19 e um Potez 54 destruídos em 8 Agosto de 
1936, o primeiro dia de operações pelos espanhóis voando o He-51. 

As entregas continuaram enquanto a hostilidade aumentava, com dois 
Esquadrões Nacionalistas em Novembro e com a "Legião Kondor" formando 
3 esquadrões com 12 aeronaves cada tripulados por "Alemães Voluntários".

Esse tempo de superioridade foi curto, com a chegada do grande número de 
aeronaves modernas da União Soviética, incluindo o Biplano Polikarpov I-15 
e o novo Monoplano Polikarpov I-16, junto com os bombardeiros Tupolev SB, 
que eram 110km/h mais rápidos que os He-51. O He-51 provou que era 
ineficaz contra essas novas aeronaves, forçando-o a ser alterado para 
operações noturnas, mas mesmo assim ainda não conseguiu inteceptar os 
inimigos. 

Então os He-51 foram substituidos no Combate Aéreo pelos caças Fiat CR.32 
e foi designado para ataques terrestres. Em Abril de 1937 a Legiao Kondor 
recebeu os Messerschimitt BF-109 que permitiuoperações de sucesso em 
combate aéreo.

Embora sendo falho no Combate Aéreo, o Heinkel provou ser um sucesso 
como Aeronave de Ataque Terrestre, sendo usado por Wolfran von Richthofen 
para desenvolver os curtos apoios táticos que foram utilizados pela Luftwaffe 
na Segunda Guerra Mundial. 

Ele continuou a ser usado como Ataque Terrestre até o final da Guerra Civil, 
porém as perdas foram grandes! Depois da Guerra os 46 Heinkels 
"sobreviventes" seriam unidas com mais 15 novos construídos e serviram à 
Espanha até 1952.

As experiências na Espanha iriam então provar que os dias do He-51 estavam 
contados. Embora os Biplanos Fiat fossem superiores ao He-51, os I-16 eram praticamente incocaveis por causa de sua velocidade superior. Se as 
condições eram favoráveis, eles poderiam usar seu armamento pesado em 
uma passagem rápida e então escapar, se não fossem favoráveis, eles 
simplesmente abandonavam. 

A lição apreendia por todos os participantes foi de que a velocidade 
era muito mais importante no combate do que a capacidade de manobra.

O He-51 continuou em frente com o serviço até 1938 com a Luftwaffe como 
um avançado avião de treino para os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Especificações do He 51B-1
Dados dos aviões da Luftwaffe

Características Gerais
Tripulação: 1 
Comprimento: 8.40 m
Wingspan: 11.00 m (36 ft 1 in) 
Altura: 3.20 m 
Wing area: 27.20 m² (292.6 ft²) 
Peso Vazio: 1,460 kg (3,212 lb) 
Peso Carregado: 1,900 kg (4,180 lb) 
Motor: 1× BMW VI 7,3Z liquid-cooled V12 engine, 559 kW (750 hp) 

Performance
Velocidade máx: 330 km/h (205 mph, 178 knots) 
Velocidade de Cruzeiro: 280 km/h (174 mph, 151 knots) 
Alcance: 570 km (354 mi, 308 NM) 
Altitude máx 7,700 m (25,256 ft) 

Armamento
Armas: 2 × 7.92 mm MG 17 machine guns in nose, 500 rounds per gun 
Bombas: 6 × 10 kg (22 lb) bombs (C-1) 
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Segunda-Feira, 07 de Julho de 2008 - Tempo:01h15m
Olá Pessoal!!

Novo projeto no ar!

Como sou um adorador de anfibios, hidroaviões e biplanos, nada melhor que 
juntar essas características e montar um Biplano HidroAvião não eh? :)

Pois bem, o modelo escolhido é o Heinkel He 51-B2 na 1/72, da ICM. Leiam a
história sobre esse modelo, é bem interessante!

Essa versão de hidroavião não possuía armas, pois era apenas de reconhecimento!

Vamos às fotos:

A caixa:


As poucas peças: São bem detalhadas, poucas rebarbas.


O manual de montagem, simples:


Amarração, tintas e peças:


E aí comecei pelo cockpit, bem simples e minusculo!




As metades da fuselagem:


Parte que deve ser removida para a versão Hidroavião:


E lá vamos pintar o cockpit. Irei utilizar nessa montagem as tintas 
acrílicas da HobbyCores, fabricante nacional. 
Vms ver como vou me sair com elas!


Aí as partes pintadas. Achei a tinta muito boa! Dilui com Vidrex, irei 
utilizar alcool da próxima vez! Gostei :) 


Cockpit terminado:


Painel de instrumentos pintado:


Já comecei bem não? Pois eh, quero levar esse modelo na exposição de 
agosto, então vou ter que me dedicar nessa montagem!

Até a próxima!

Terça-Feira, 08 de Julho de 2008 - Tempo:03h00m
Olá amigos! Como amanhã é feriado em São Paulo, aproveitei hoje para trabalhar mais tempo no modelinho!! O passo então agora é juntar as partes para formar a fuselagem! Cockpit no lugar: Painel colado e alinhando a fuselagem com masking tape: Depois colei com JET e deixei o aviãosinho secando: Deixei secando e comecei a trabalhar com os profundores e leme: E já colei: Aqui o "capô" do modelo. Há duas pecinhas que são coladas naqueles furinhos: Aqui as pecinhas coladas e junto o nariz do avião: Nariz colado: Bom, continuei o trabalho agora montando os escapes do motor: E aí colados, um a um :D "Capô" colado: Aqui achei um problema nesse kit. Não sei se posso chamar de problema. As asas inferiores, não possuem pino de encaixe. A colagem é feita face lisa com face lisa. Isso é ruim porque a peça desliza, não fica alinhada qd pressionada para colar. Qual foi a soluçao? Fazer um pino! Primeiro alinhei a asa e marquei o corpo do avião e a asa: E com a micro retífica com broca de 0,7mm (menos de 1mm) fiz os furinhos: E colei os pinos, feitos com pedaços de fio de latão: E enfim as asas inferiores coladas, com masking tape para segurar alinhadas: Super alinhado ;) Ufa! Amanhã vou trabalhar beeem mais no modelo, aproveitar o feriado, vai ser o dia da lixa e massa. Ateh lá!
Quarta-Feira, 09 de Julho de 2008 - Tempo:02h00m
Olá pessoal! Feriadão rendeu muito!!! :) Pois bem, de manhã apliquei a white putty da tamiya no modelo: Também aproveitei e montei os flutuadores do avião, pra quem não sabe isso seria os "pneus" do hidroavião. As peças: E aqui já secando a cola: Ao final da tarde, verifiquei que o putty já estava seco! Então dá-lhe lixa! Lixei tudo com lixa 600 e com água. Depois de ter lixado, apliquei uma fina camada de cinza, pra ver se estava tudo certo! E para a minha surpresa: SIM!! Foi um alívio pq essa é a parte que eu menos gosto da montagem! E aí os flutuadores com putty também! O novo White Putty da tamiya é excelente. Ele é bem mole, e depois que seca é muito fácil de ser lixado e dá um acabamento excelente! Fica a dica! Amanhã mais atualizações! Estou gostando muito de montar esse modelo, é o primeiro dessa marca. Os encaixes das peças não são muito bons, porém o modelo tem muitos detalhes é show! Até!
Quinta-Feira, 10 de Julho de 2008 - Tempo:01h07m
Olá amigos! Hoje sem muito tempo, lixei os flutuadores do hidroavião, e me deparei com um baita problema: A colagem deles no corpo do avião. O ENCAIXE É UM LIXO! heheheehhehe Pois bem! O flutuador é ligado ao corpo do avião por apenas duas peças, então não tem como acertar o angulo e altura na mão! Vou explicar melhor, vejam a foto abaixo: Entre os flutuadores não há peça, somente entre cada flutuador e a fuselagem. Então para acertar a posição disso aí pra não deixar o avião torto vai ser complicado! O que eu pensei em fazer foi esse "suporte" para colar os braços do flutuador: E acredito que essa será a solução, porém esse foi apenas um teste. Vou ter que construir esse suporte com algo mais preciso do que isopor. Pensei em papelão, mas ainda não sei se vai dar certo! A altura do avião e alinhamento estou tirando do manual. Vejam a hélice abaixo. Em sua posição vertical, ela quase encosta nos flutuadores: E a distancia entre-eixos, ops entre-flutuadores estou tirando daqui: Se alguém tiver uma dica pra facilitar isso ou dica de qual material eu possa construir esse suporte eu agradeço!! Agora é por a cabeça pra funcionar! Ateh!
Sexta-Feira, 11 de Julho de 2008 - Tempo:03h00m
Olá Pessoal! Bom resolvi o problema de como alinhar o avião! Primeiro, peguei minha base de madeira e desenhei, com medidas retiradas do modelo, as linhas guias abaixo: Depois colei esses tubinhos latão, que são usados para construir bijuterias: E daí apoiei os flutuadores neles! E fixei-os com masking tape. E aí está meu "elevador" para modelos: Comprei parafusos e porcas. Então rosqueando ou desrrosqueando, consigo altura exata para alinha o modelo!! Fica a dica ;) Bem alinhadinho: E parti para a colagem dos braços dos flutuadores: Nos braços de trás ficou um bom espaço, ou seja, os braços que vêm no kit são pequenos :( Então tive que adaptar um calço feito com plasticard, para que ficasse bom: E aí uma vista melhor dos calços, e também dessa outra peça, que vai embaixo da fuselagem: E como tava inspirado, aproveitei e colei a asas superior também! No outro biplano que eu montei, o Walrus, eu pintei primeiro e depois fixei a asa superior. Mas como esse modelo é de uma cor única, resolvi colar tudo para depois pintar! Vamos ver se vai dar certo! Bom deu um belo trabalho fazer essa colagem, esse modelo é bem ruim no que se diz respeito a encaixes das peças. Os furinhos guias chegam a ficar 4mm longe de onde a peça alcança pra ser encaixada!!! Agora eu vou aplicar o cinza novamente para ver como que ficaram as colagens. Caso tenha algo feio, irei fazer o ajuste com cianoacrilato(superbonder). Esse ajuste é simples, se a peça deu degrau na colagem, é só pingar uma gota generosa de superbonder, e com uma agulha ajusta-lo para que fique redondinho. Daí é só deixar secar, sem mecher, que fica excelente!! A montagem dese modelo está bem rápida, não por pressa, mas está sendo um prazer montá-lo! Então não dá vontade de parar hehehehhe! Desejo a todos um bom fim de semana! Ateh!
Segunda-Feira, 14 de Julho de 2008 - Tempo:01h10m
Olá pessoal! Bom hoje apliquei o primer no modelo, e verifiquei que está tudo ok! Então agora é partir para a pintura definitiva! Não sei se faço a amarração antes e depois a pintura, ou faço a pintura e depois a amarração! Vou pensar! Mas vamos às fotos de hoje. Aí o modelinho cinza: E aqui a hélice que comecei a pintar. Ela é madeira no meio. Então apliquei essa cor mais clara, para depois fazer o efeito madeira com um marrom mais escuro! É isso aí!
Terça-Feira, 15 de Julho de 2008 - Tempo:00h30m
Olá Amigos! Hoje fiz o efeito madeira na hélice e também pintei as partes em preto no modelo! Fotos: Amanhã pintura definitiva!! Ateh
Quinta-Feira, 17 de Julho de 2008 - Tempo:01h10m
Olá pessoal! Hoje mascarei as partes em preto do modelo e pintei ele! Vejam: E aqui já sem máscara: Achei que esse verde ficou carregado, mesmo misturando 50% de gull gray como manda o manual de montagem da ICM. Amanhã tentarei clarear um pouco, aplicando gull gray por cima! Vms ver!! Abs!
Quinta-Feira, 31 de Julho de 2008 - Tempo:00h50m
Olá amigos! Sim! Estou vivo!! hehehe Fiquei sumido por quase duas semanas pois tive que fazer umas coisas em minha casa! Mas voltei com toda força! Hoje pintei os escapes do motor: E comecei a fazer a amarração: Para fazer as amarrações, eu faço um furinho com uma broca de 0,7mm com a Micro Retífica onde o fiosinho será colado, e encaixo o fio e colo com Super Bonder. Ateh a próxima!!!
Quarta-Feira, 06 de Agosto de 2008 - Tempo:02h00m
Olá Pessoal! Sigo com a amarração do modelinho! Está ficando muito bom! Porém verifiquei no manual que eu teria que decalcá-lo antes de continuar a amarração. E foi isso que eu fiz. Apliquei verniz brilhante no modelo e apliquei os decais ontem. Deixei secar até hoje e fiz os desgastes para continuar a amarração e selar definitivamente o modelo. Terminei também de pintar a hélice do modelo! Infelizmente hoje não tenho fotos, pois a camera está sem bateria. Mas deixo vcs curiosos um pouquinho ;) Abs!!!!
Sexta-Feira, 08 de Agosto de 2008 - Tempo:01h40m
Olá amigos! Terminei a amarração do avião!! Ficou muito legal! Agora o passo é selar todo o modelo com verniz fosco! Postar fotos não eh legal neehh? heheheheheh pois acabaria com a surpresa! Mas digo pra vcs q ficou bem bacana! Vou detalhar todo o processo da amarração e outros detalhes na postagem final! Aguardem!
Terça-Feira, 12 de Agosto de 2008 - Tempo:01h00m
Olá pessoal!! Hoje terminei o Heinkel! Foi o primeiro modelo da ICM que montei, não é uma marca ruim, apenas necessita de alguns ajustes, e o mais importante é que fica muito apresentável, pois os kits da ICM são cheios de detalhes! Bom vamos às fotos então!! Ai a cara do cidadão: As linhas fixei fazendo um pequeno furinho com a dremel e colando com SuperBonder ( que não irei usar mais pq a nova fórmula é uma droga!!!) Os escorridos de ferrugem, fiz com tinta à óleo, daquelas de pintar telas. A cor que eu usei é a Terra de Siena Queimada. A técnica é diluir bem a tinta com ecosolv, como uma água suja, e aplicar no modelo com pincel e deixar escorrer naturalmente! E só! Mais fotos: Eu tb fiz o wash desse modelo com a Terra de Siena Queimada, pois como ele pousa no mar, ele tende a enferrujar, e essa cor simula mto bem isso! E assim mais um modelinho para a coleção :) Gostei muito de montá-lo! Agora é preparar as malas para o Open de Plastimodelismo de Campinas!! Aguardem por fotos! Ateh o próximo modelo! Vai ser um inédito ;) Premiação recebida Open GPC Campinas 2008
MURAL DE RECADOS