Willys MB Jeep - Parte II

modelo: Willy MB Jeep with trailer
fabricante: Italeri
escala: 1/35
categoria: Militaria
data início: 20/08/2008
horas trabalhadas: 26h54m
dias trabalhados: 21
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
    
Quarta-feira, 24 de Setembro de 2008 - Tempo:1h40m
Olá pessoal! Bom li bastante sobre as figuras e ontem comecei trabalhando no detalhamento delas! Vejam aí como estão ficando: E coloquei os sapatos no jeep e na carrocinha: E dai comecei a fazer o WASH no Jeep. Utilizo aqui tinta óleo preta diluida em Ecosolv da Acrilex. Primeiro fiz o WASH nas caixas de madeira. Vejam a diferença com o WASH e SEM O WASH: E fiz no Jeep tb. Não dá pra perceber mto pelas fotos, pois o efeito é sutil, e muitos outros efeitos serão usados. Então tem que ir com cuidado. Um close: No capo do Jeep: Na carretinha: Ai pintei as lanternas de vermelho: E comecei a pintar o rosto das figuras. Primeiro fundo branco nos olhos: Aí um pinguinho de tinta preta: E as sombrancelhas e cilhos. São linhas bem finas. Ficou mto legal! Gostei mto! As figuras não são boas, n da pra distinguir mto bem os olhos então achei que ficou 10! Ao vivo meio de longe parecem reais! :) É isso aí, a montagem continua! ABs!
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008 - Tempo:1h10m
Olá Pessoal, Hoje fiz o wash óxido com terra de siena queimada. É um wash mais ralo, e mais amplo em áreas onde a água pode empoçar. Aqui fiz no STEP, onde fica preso atrás do Jeep. O efeito aí parece exagerado, mas amanha irei suavizá-lo e depois com o verniz fosco ficará melhor ainda! E aí está o Jeep com o Óxido: E aqui a carretinha e os efeitos de sujeira que fiz nas bordas dela: E os capacetes pintados: Só falta mais um tipo de WASH, e daí selarei o modelo com o verniz fosco! Ateh!!
Sexta-feira, 26 de Setembro de 2008 - Tempo:0h40m
Olá pessoal! Bom a montagem anda bem! Hoje fiz o ultimo WASH, que é chamado caracterizador de pintura. Esse wash da um efeito de pintura desgastada, envelhecida, queimada pelo sol. A principal regra para esse wash é utilizar a cor base mais clara da pintura do kit. No caso desse modelo que é Verde Oliva (Amarelo e Preto), estou usando o Amarelo de Napoli. Thanks to Mestre Panzerserra por essas técnicas!!! :) Então aí está o amarelo: E aí o Jeep já com o wash. Na carretinha não tem ainda: Aqui a carretinha sem o WASH ainda. Fiz essa foto para que possa ser comparado depois de aplicar o WASH. E aí está a carretinha com o WASH. É um efeito bem sutil, mas mto poderoso!!! Mais uma do Jeep: Também colei os capacetes nas figuras: E aí está a bancada: Ah e também terminei de pintar a cartucheira: É isso aí! Agora o modelo irá descansar nesse fim de semana, para que as tintas óleo sequem. E o próximo passo é verniz fosco em tudo! Bom fds a todos!
Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008 - Tempo:1h40m
Olá Pessoal! Hoje apliquei o verniz fosco no jeeeep!! Vamos às fotos! Aqui ele já envernizado, e a carretinha tb!! Também apliquei verniz fosco nas caixas e Figuras: E ja colei os assentos, o step, o jerry can e a pá e machado: Aqui o soldadinho ja armado hehehehehehhe só de espreita! Aqui vou mostrar uma técnica que apliquei usando giz pastel seco! A caixa está pintada, e com WASH ja realizado: Raspando um pouco do giz pastel para usar esses pigmentos. Coleto uma pequena quanditade dos pigmentos com o pincel e "espano" nas reentrancias da caixa, vejam a foto: Depois aplico o pó do Giz Pastel branco(raspado tb) nas áreas maiores... bem de leve para criar o efeito luz e sombra. Aqui a foto antes de retirar os excessos. Para remover os excessos é só usar o pincel sem pigmento, espanando novamente. Também apliquei o giz pastel branco nas figuras... O efeito ao vivo ficou realmente excelente! Qd terminar o modelo vou mostrar melhor!!! Ateh pessoal!!
Terça-feira, 30 de Setembro de 2008 - Tempo:1h30m
Olá pessoal!! O jeep está nas finalizações! Hoje fiz o Drybrush. Essa técnica é muito interessante, pois ressalta os alto relevos do kit, dando mais profundidade aos efeitos luz e sombra. É um efeito sutil tb e tem q tomar cuidado para não exagerar! Essa técnica consiste em utilizar uma tinta metálica: Usando um pincel chato, coleta-se um pouco de tinta, e remove o excesso dessa tinta em um papel: Vc deve "pintar" o papel até não sair mais tinta. Incrivelmente haverá ainda muita tinta no pincel, e é essa tinta que iremos utilizar no modelo! Lembre-se: Esfregue o pincel no papel até não sair mais tinta!!! Daí esfrega-se o pincel nos altos relevos do kit. O retinho de tinta que está presente no pincel é suficiente para dar o efeito. Vá com calma nesse passo!! Na foto abaixo da pra perceber o efeito nas arestas: Aqui também: Colei os faróis do Jeep: E também já colei o motorista no lugar: Nessa foto da pra ver melhor o motorista e os efeitos do drybrush: A foto da carretinha ficou ótima: Vejam o efeito, que interessante: E aí o kit praticamente finalizado: O ultimo passo agora é a colagem do parabrisa e o empoeiramento do kit. Preciso agora trabalhar na base pra por o modelo! Ateh pessoal!
Sexta-feira, 03 de Outubro de 2008 - Tempo:1h30m
Olá Pessoal! Bom, o jeep está quase lá! Só faltam alguns pequenos detalhes! Então comecei hoje a estudar uma vinheta pra colocar o jeep! Procurando fotos de Iwo Jima, achei essa abaixo: Essas são as cavernas onde os japoneses se escondiam. Essa foi a estratégia deles pra aguentarem o exécito americano. Então aí vai o passo-a-passo da construção da vinheta. Comprei uma base de MDF de 20x20. Isso é um quadrinho para fazer pinturas: O plano é fazer as cavernas no canto, e o soldado com a basuca apontando para ela. Ai protegi as bordas da base: Cortei 2 pedaços de PlastiCard de 10cmx7cm para fazer o acabamento da base: Também cortei um triangulo de plasticard para dar fixação ao conjunto: Colei com SuperBonder o conjunto na base: Removi a proteção das bordas, para facilitar a colagem: Daí fiz esse "apoio" de arame, para poder aplicar a argila: E aqui a argila aplicada, com o soldado posicionado: Outra: Daí achei que a textura da montanha estava mto simples. Resolvi adicionar algumas pedras no topo, e pra melhorar a textura adicionei essas pedrinhas de vaso por toda a volta da montanha. Depois de pintar tudo vai ficar mto bom!!! Assim espero heheheh: Depois da argila secar, eu vou recortar aquela base branca para ficar no contorno da montanha! Não vejo a hora de começar a pintura! Mas antes preciso fazer o solo! É isso aí!! Abs!
Doming, Segunda e Terça-feira, 05, 06 e 07 de Outubro de 2008 - Tempo:2h40m
Olá pessoal! Hoje estou fazendo atualização de 3 dias. No fim de semana fiz o solo da vinhetinha. Para isso eu uso Papel Machê, vendido em papelaria: Fiz também as marcas dos pneus. Ai comecei a fazer umas plantas para colocar na vinheta. Com um arame bem retinho... ...tá! Como deixar o arame reto??? FACL!! Vejam: Coloque o arame em uma base de madeira: Com um copo faça movimentos de "vai-e-vem", girando o arame embaixo do copo, passando por todo o arame: E daí ele fica assim, retinho! Continuando, coloque o araminho em um pedaço de fita crepe: Dobre a fita crepe ao meio: E corte em formado de folha: E daí dê a forma à folha: Fazendo vários, de vários tamanhos, forma-se uma planta: Aproveitei e fiz uma menorsinha tb. Depois pintei as plantinhas com verde esmeralda da acrilex: O interessante é que essa fita crepe que eu utilizei é texturizada, e ficou parecendo perfeitamente uma planta: Agora é só fazer um DryBrush ;) Na base, cortei as bordas: E também lixei o Plasticard que vai atrás da montanha, e ja apliquei um putty onde ficaram fendas: Acredito que até amanha a argila esteja seca por completo, para assim começar a pintura da vinheta!! É isso aí pessoal! Abs!
Quarta-feira, 08 de Outubro de 2008 - Tempo:1h30m
Olá amigos! Hoje comecei a pintura da vinheta! Antes, vou explicar. A areia de Iwo Jima é bem escura, na costa, porém no interior da ilha a terra é dessa maneira: Imagens tiradas do Filme Cartas de Iwo Jima Nessas fotos dá pra ver a cor e também a planta que eu fiz. Ela é bem grande. Portanto meu intuito é representar essa região, então fiz a pintura: Aproveitei e apliquei as plantinhas: E aqui a base com WASH, molhada, qd secar ficará fosca e empoeirada hehehehehe Amanhã vou terminar mais uns detalhes, acrescentar mais algumas vegetações! Ateh!!
Segunda-feira, 13 de Outubro de 2008 - Tempo:1h30m
Olá pessoal!! Finalmente terminei a base e o modelo! Essa foi a primeira vez que eu tentei retratar uma cena, e gostei muito! Há muita coisa a aprender ainda, mas posso dizer com certeza que isso é muito divertido! Durante o fim de semana terminei a vegetação, e hoje dei acabamento na base, pintando as bordas em preto. Vamos estão às fotos!! Aqui a vegetação terminada, esses matos fiz com pincel de pintura: E aí colei o modelo e as figuras na cena: É isso aí pessoal! Considerando que essas figuras não são tão boas, o resultado final me agradou muito! Com certeza o virus MILITARIA me pegou :D Há vários modelos na lista e muitas surpresas ;) Agradeço mto aos amigos que me ajudaram! Sem vcs com certeza não teria conseguido esse resultado!! VALEW!!!! Agora partir pro próximo, eu não descanso!!! hehehehe Abs pessoal! FIM.
MURAL DE RECADOS