Corsair F-4U 7

modelo: Corsair F-4U 7 Navy Fighter
fabricante: Italeri
escala: 1/72
categoria: Aviação Militar
data início: 14/10/2008
horas trabalhadas: 18:25
dias trabalhados: 13
HISTÓRIA DO MODELO
O Vought F4U Corsair (pronuncia-se váut éf-for-iú corsér) foi um 
caça-bombardeiro estadunidense monoplace, monoplano, de asa baixa 
e que podia operar baseado em porta-aviões.
Foi um dos mais famosos aviões norte-americanos da Segunda Grande
Guerra.

Em 1938, a Marinha Americana abriu concorrência para a construção 
de um caça leve que pudesse substituir os já quase obsoletos F4F Wildcat. 
Nenhum dos projetos apresentados satisfez a Marinha, até ser apresentado 
o projeto de avião feito pela Chance Vought (em parceria com a divisão 
estadunidense da Sikorsky).

Seu desenvolvimento foi um pouco problemático, principalmente devido 
ao motor colocado no avião: um Pratt & Whitney R-2800 radial, de 2.450hp 
de potência. A Vought precisou manter tal motor para que o avião (que podia 
pesar de 4,1 a 6,6 toneladas) pudesse voar, e então, precisou encontrar uma 
hélice compatível com tal motor. A hélice adequada tinha um diâmetro de 
giro de 4,5 metros, o que fazia com que, inevitavelmente, as pás se 
chocassem com o solo.

A solução mais viável seria aumentar o comprimento das hastes dos trens de 
pouso. Mas essa solução se mostrou insuficiente. Então, as asas ganharam um abaulamento na região dos trens de pouso, para afastar o avião do chão e, conseqüentemente, deixar a hélice livre. E deu ao F4U sua forma característica.

Dotado de excelente armamento para a época em que entrou em 
serviço (1943), o F4U se mostrou um caça excelente, que se sobressaía 
tanto em missões de interceptação quanto em missões de bombardeio. Não 
tinha a mesma manobrabilidade dos Mitsubishi e Kawasaki japoneses, mas 
suas seis metralhadoras de 12,7mm transpunham facilmente a fuselagem 
dos seus inimigos, que quase não possuíam blindagem. Também dispunha 
de uma excelente carga de bombas para um caça do seu tamanho, podendo 
carregar até 908kg de bombas. Isso permitia que o F4U carregasse duas 
bombas de 1000 libras ou, nos últimos anos da guerra, dez foguetes 
médios.

Tinha um alcance considerável (em média, 1.617km), podendo chegar a 
muito mais, utilizando um tanque de barriga. E ainda era fácil de se 
operar em porta-aviões, principalmente graças às suas asas escamoteáveis. 
Quanto à aerodinâmica, o F4U também se destacava. A posição do canopy 
(quase no meio da aeronave) deixava o nariz desimpedido, maximizando a 
aerodinâmica e a aceleração. E ainda permitia uma visão muito limpa, 
o que dava uma imensa vantagem contra seus rivais nipônicos.

A versão do Corsair que vou montar é a F4U 7, última versão fabricada. 
Foi feita para a Força Naval Francesa em 1952, devido ao aumento das
atividades na Indochina. Permaneceu em serviço até 1964.

LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Terça-feira, 14 de Outubro de 2008 - Tempo:01:00
Olá pessoal!!! Hoje dou início a mais um projeto! Dessa vez um avião que eu gosto muito e acho um dos mais bonitos, o Corsair! O kit que vou montar é da Italeri, excelente por sinal! A versão como disse acima, vai ser a Força Aérea Francesa, a última a ser construída! Parece ser um kit bem simples e bem completo! Cheio de armas! ;) Vamos às fotos! Caixa do kit: Grade das peças, também conhecido como Sprue. Vejam a qualidade do detalhamento desse kit: A outra grade: Como sempre em modelos de aviões, começamos pelo cockpit: Bem pequenino: Aproveitei e destaquei as metades da fuselagem: E já fiz a pintura do cockpit. Utilizei o Interior Green da Testors: Aproveitei também e apliquei o interior green em outras partes necessárias: E por hoje é só! ;)
Quarta-feira, 15 de Outubro de 2008 - Tempo:01:50
Olá amigos! Continuo a montagem do modelo! Está bem tranquilo e divertido montá-lo! É um kit simples, com ótimos encaixes! Vms às fotos de hoje! Trabalhei inicialmente no motor, para poder fechar a fuselagem. Aí apliquei preto no disco atrás e GunMetal da Humbro no motor: Aqui o eixo da hélice e a capa frontal do modelo: Apliquei o prata no bico do motor, como manda o manual: Para montar o motor, é só posicionar o eixo, não deve colar ele... ...e vestir o motor no eixo, e colar. Simples! E aqui o motor já no lugar, com o bico colado e fuselagem fechada: Parti então para as belíssimas asas desse modelo. Quer saber pq elas são tortas assim? Leiaa história do modelo, logo acima ;) Se faz necessário abrir esses furos. Com a dremel.... ... e uma broquinha de 1mm, furos abertos. Esses furos são para os suportes dos mísseis! Sim esse modelinho vem carregado de mísseis :D Do outro lado da fuse.... E aí pronto pra colar tudo: E aí está a asa colada: E aqui já colada ao corpo do avião: E também os profundores!! ;) Daí olhando para a grade de peças, me deparei com um pequeno problema! A hélice estava com uma das pás quebradas! Mas isso é fácil de resolver! Na própria grade, aplico a cola, e pronto! No caso dessa hélice retirei-a da grade, e alinhei as pás em 90º para que a colagem fique reta: Aproveitei também para colar os tanques de combustível auxiliares, e os pneus, que achei um absurdo virem separados!!! Tudo colado: E como eu estava inspirado hoje, aproveitei para colar os suportes dos mísseis e dos tanques de combustível: Ah! Enquanto isso a hélice ficou colando: E ficou perfeito!! É isso aí pessoal! Espero que estejam gostando. Qquer dúvida, perguntem! Abs!
Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008 - Tempo:01:10
Olá Pessoal! Hoje colei o duto de ar que vai sob o motor, isso ajuda a resfriá-lo: E depois disso comecei a parte chata pra mim, que é lixar. Comecei lixando todo o modelo, gastei um bom tempo nisso. E aí aproveitei pra mandar um primer cinza pra ver os locais onde serão necessários PUTTY. Pra minha surpresa são pouquíssimos! Vejam o Corsair já lixado e "primerado": Fenda na asa: Diluí White Putty Tamiya com o Lacquer thinner e apliquei ao modelo. Agora ele irá repousar até amanha para mais uma seção lixa e talvez putty! Obrigado por acompanharem!!!!
Domingo, 19 de Outubro de 2008 - Tempo:02:09
Olá Pessoal! Domingão rendeu! Hoje fiz muitas coisas! Terminei de lixar o modelinho e apliquei mais uma mão de primer para ver se estava tudo ok, e ufa! Estava! Então parti para colar os detalhessSsS! Aqui as metrancas das asas: Coladas: Aqui os escapes do motor: Outras pecinhas: Pernas de pau, ou melhor de palito de dentes :D Aproveitei também para mergulhar os acrílicos na FUTURE. Pra quem não sabe o que é FUTURE, é uma cera da Jhonsons Importada. Ela não é vendida no Brasil. A minha consegui comprando de um outro modelista. O segredo em mergulhar os acrílicos na Future é porque ela deixa o acrílico com aparência de vidro, bem brilhante e cristalino! Instalei os tanques auxiliares, na foto eles não estavam alinhados!! E aqui os mísseis do modelinho, 10 no total, 5 em cada asa: As portas dos porões de roda: E aqui tudo pronto para receber primer! E tudo branquinho!! Ufa! Agora vem a parte mais divertida! A Pintura :D Modelo rápido e divertido! Ateh lá pessoal!
Terça, 21 de Outubro de 2008 - Tempo: 02:09
Olá pessoal! Hoje comecei a pintura do modelinho! Comecei pela pintura de "abelha", pois o amarelo pra cobrir é dose!! Vamos às fotos. Pintei primeiro o amarelo: E na hélice tb: Comecei a máscara. Primeiro as hélices: Depois parti para o amarelo e preto. A medida de cada faixa é de 4,4mm. Depois de definir a primeira faixa, e colar a masking tape, eu peguei um pedaço pequeno de fita da mesma medida, e usei como espaçador: Daí é só juntar as faces: Próxima faixa mesma coisa: E aí esta pronta a mascara: E todo o modelo mascarado: Aplicando a tinta preta: Hélice pronta: E aqui a pintura realizada. Na verdade o certo não era remover as mascaras das laterais, para não precisar mascarar novamente para pintar o azul. Porém em alguns momentos errei a mão no aerógrafo e parecia que tinha vazado tinta pra baixo das mascaras. Felizmente não ocorreu. Mas..... Aqui soltou tinta :( Vou ter q corrigir isso pra poder pintar o azul! Ateh!!
Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008 - Tempo: 00:50
Olá pessoal! Essa semana está complicada! Sem tempo! Mas vms lá! Hoje corrigi o problema na asa: E aqui corrigido: Comprei uma base pra expor o modelo: Recortei um pedaço de plasticard na medida da base, 14cmx10cm E vou colar sob a madeira, e fazer um tarmac. Veja o que é tarmac aqui Obrigado por acompanharem!!!!
Quinta-feira, 23 de Outubro de 2008 - Tempo: 01:40
Olá pessoal! Hoje comecei a pintar o avião! Mascarei as faixas: E aí está azulllll!! E aí tinha me esquecido de mascarar o canopy para pintar também. Então mascarei: Pintei, e já removi as máscaras :D Enquanto mascarei e pintei o canopy, o avião secou. Então passei para a técnica de Luz&Sombra. Essa técnica consistem em pegar a tinta base, e cria mais dois tons, um mais escuro e outro mais claro, adicionando preto e branco respectivamente. Então é só aplicar no modelo. A sombra, tom escuro, aplica-se nas partes fundas do modelo, onde formaria sombra, no caso do Corsair apliquei na junção das asas, e também na dobra que a asa dele tem. Vc deve aplicar também a sombra em detalhes, como rebites, dobradiças etc... E a Luz, tom mais claro, aplica-se em áreas planas, mais abranjantes e cantos adjacentes. O efeito é sutil, porém de grande percepção ao olho humano: E depois removi as máscaras: É isso aí pessoal! Ta ficano lindão! Agora é partir pra colagem das peças e preparação do trem de pouso! Depois verniz brilhante ;) Abs!
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008 - Tempo: 02:05
Olá pessoal Aproveitei a sexta pra dar uma boa adiantada no modelinho! Pintei as luzes das asas, vejam os pontinhos vermelho e verde nas pontas: E pintei novamente o porão de rodas: Aí me lembrei de um detalhe nesse modelo, ele tem uma faixa preta emcima da fuselagem: Comecei a montar o trem de pouso: Chatinho, mas simples! Trem de trás, pronto pra ser pintado: E aqui pintando as rodas dos pneus. Quanta diferença heeim! Pintura com pincel! Colei as portas do trem de pouso: Colei os trens de pouso: O Traseiro, ainda sem terminar de pintar: Outra porta do trem, que vai na frente do trem mesmo :P E os pneus colados: É isso aí pessoal!!
Domingo, 26 de Outubro de 2008 - Tempo: 00:40
Olá pessoal AProveitei o fim do domingo para trabalhar um pouco no modelo. Comecei a pintura dos mísseis: E comecei a trabalhar o tarmac :) Por referência, as placas de concreto geralmente são 3m x 3m. Então dividindo 300cm / 72(escala do modelo), temos um tamanho de 4,16cm. Então fiz os quadrados com o Scribber nesse tamanho: Aproveitei para adicionar umas rachaduras: E aí um Dry Run: E mandei acrilex preto na base. Essa base ainda passará por lixamento, e depois mais uma mãosinha de tinta preta! É isso aí pessoal!! Abs!
Segunda, 27 de Outubro de 2008 - Tempo: 01:42
Olá amigos! Mais algumas atualizaçoes! Pelo andar da carruagem, acredito que termino esse modelinho essa semana!! Vamos às fotos de hoje! Lixei a base de madeira: E daí apliquei verniz brilhante no avião: Parti daí para a finalização da pintura dos mísseis. Mascarei um-a-um: E mandei OliveDrab neles: Aqui a base novamente, apliquei mais uma camada de preto, um pouco diluido, e está pronta: Então parti para a pintura do TARMAC: Apliquei um cinza pelo palsticard inteiro: Vejam no detalhe a rachadura: E dai acrescentei um pouco de preto ao cinza, para criar um tom mais escuro, e apliquei nas reentrancias e rachaduras. Novamente o efeito luz & sombra que é fantástico: E aqui um DryRun( encaixe a seco, só pra ver como que tá :P ) do conjunto: Nessa base ainda faltam a pintura da faixa amarela, e o envelhecimento dela!! Vai ficar show :D Ah e ia me esquecendo dos mísseis, terminados: AManhã é o grande dia dos decais :) Ateh!!!!
Terça, 28 de Outubro de 2008 - Tempo: 01:20
Olá amigos! Hoje comecei pela colagem dos foguetes(tx to fernando ;) ): E parti pra colocação dos decais: E aqui com os Decais aplicados: E fiz a faixa amarela do tarmac: Expessura de 4,1mm Olhem como tá ficando legal! O Tarmac ainda está sem graça! Precisa de WASH e envelhecimento!! Amanha verniz brilhante no corsair pra selar os decais!! Ateh!
Quarta, 29 de Outubro de 2008 - Tempo: 00:40
Olá pessoal! Hoje pouca coisa pra fazer! Passei o verniz brilhante no avião, e tenho que esperar agora 24h para poder começar o WASH. Então parti para o WASH da base. Fiz esse wash com tinta à óleo, tinta de tela: E aqui já aplicado: Depois de umas lipesas e ajustes: Com um pincel largo e chato, coletei um pouco do WASH, e com uma distancia de 15-20cm passei o dedo pelas cerdas do pincel, fazendo com que espirrasse no tarmac. Criando assim as falhas e manchas de óleo do cimento. Fiz também umas manchas maiores com um pincel redondo: Agora só falta mais uma sujeirinha com Giz Pastel :D Abs!
Quinta, 30 de Outubro de 2008 - Tempo: 01:10
Olá pessoal! Hoje finalizei o modelo! Sim, é um modelo relativamente simples de se montar! O resultado foi mto satisfatório :) Gostei! Vamos ao resumo do dia. Hoje tentei fazer o WASH no modelo. Tentei pois as linhas dele são tão pequenas e rasas, que é praticamente impossível fazer um wash de acordo! Vejam na foto: O Wash que eu fiz nele foi com acrilex preta, água e gotas de detergente. Deixa bem diluido e passa no modelo com um pincel. Espera secar e retira o excesso com um pani humedecido. Na foto acima eu tinha acabado de aplicar, então ta tudo molhadão. Então fiz WASH onde dava e deixei assim mesmo. E aí parti para passar verniz fosco na base. Vejam como ficou ótimo: E apliquei também ao modelo: Antes que me perguntem, o verniz fosco que eu utilizei foi FUTURE com FLAT BASE X21 da Tamiya diluídos em Álcool. Isso mesmo! FUTURE!! A proporção da diluição é 5 partes de future + 1 parte de FLAT Base + 6 partes de Alcool. Utilizo o álcool com a soma das partes de future e FLAT Base. Por ex: se usar 10 Gotas de Future + 2 gotas de FLAT Base, então utiliza-se 12 gotas de alcool! Fica realmente excelente!!! Bom, daí com giz pastel dei uma sujada a mais na base. O giz pastel n tem segredo, raspe o giz com um estilete, ele vai liberar o pósinho. Daí é só usar um pincel mole de preferencia redondo, e ir coletando o pó e esfregando no modelo! Claro, antes faça um teste pra pegar o jeito, pq pra sujar o modelo com o giz é super fácil!! E colei o canopy no modelo. Aí ainda a cola estava seca, então aparece ela ali branquinha :D E colei o PLasticard na madeira, e dei acabamento com tinta preta nas bordas: Depois apliquei um pouco de giz pastel tb no modelo, pra dar uma sujadinha a mais! E PRONTO!!! Vejam as fotos: Reparem aqui, perto dos escapes do motor, a fumaça que fiz com o giz pastel: É isso aí pessoal! Mais um pra coleção! Por favor peço que quem ficou com dúvida em algum passo me pergunte, pq às vezes não sou claro o suficiente. Agora é partir para outro. Mas to num empasse! Não sei qual montar! Puts! Ja aconceteu isso com vcs?? Abraços!!
MURAL DE RECADOS