modelo: | Airbus A-320 |
fabricante: | Revell |
escala: | 1/144 |
categoria: | Aviação Civil |
data início: | 08/04/2008 |
horas trabalhadas: | 32h45m |
dias trabalhados: | 26 |
HISTÓRIA DO MODELO
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
MURAL DE RECADOS
A Airbus é atualmente a segunda maior fabricante de aviões comerciais do planeta, atrás somente da Boeing, e está sediada em Toulouse, na França. O seu nome completo e oficial é Airbus Société par Actions Simplifiée. A empresa é uma subsidiária da EADS (que detém 80% da empresa) e da BAE systems (os 20% restantes). Essas duas empresas são as maiores fornecedores de material bélico na Europa. A Airbus emprega cerca de 50 mil pessoas em vários países europeus. As fábricas principais estão localizadas em Toulouse (França) e Hamburgo (Alemanha). Em setembro de 1967, um acordo entre a Inglaterra, a França e a Alemanha, que começou a produção conjunta de uma aeronave widebody, o Airbus A300. Airbus provém das palavras francesas Air e Bus, que significam Autocarro aéreo ou "Ônibus Aéreo" em português do Brasil. A empresa nasceu oficialmente, como Airbus Industries, em 1970, um consórcio integrado pela Aerospatiale (empresa francesa) e da Deutsche Aerospace (empresa alemã), logo seguida pela espanhola Construcciones Aeronáuticas SA. Todos os cockpits das aeronaves comerciais da Airbus possuem controles similares, e todas as aeronaves possuem sistemas de operações semelhantes, o que facilita para uma Empresa aérea o treinamento de tripulantes, como pilotos. Com exceção do Airbus A300, todas as aeronaves possuem controles fly-by-wire*. *sistema de controle por cabo elétrico, é um tipo de controle das superfícies móveis de um avião por computador. Isso permite que qualquer modificação da direção e do sentido de uma aeronave feita pelo piloto seja "filtrada" e repassada para as superfícies móveis (aileron, profundor, leme). Com esse filtro, é possível aumentar a velocidade de reação, aumentar a capacidade de manobra de um avião ou impedir que se faça manobras que ultrapassem os limites de uma aeronave. Leia mais sobre o A-320 aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/A320 e aqui http://www.airbus.com/en/aircraftfamilies/a320/ O motivo pelo qual irei fazer esse modelo na TAM é que foi nesse avião que eu voei pela primeira vez em 2006, qd fiz uma viagem para a Bahia. Ainda tenho as passagens e o guardanapinho guardados como recordação hehehehehhehehhehe Essas fotos(bem mal tiradas) fiz em Cumbica, antes de embarcar: E aqui no aeroporto de Porto Seguro, logo após chegar: Essa aeronave é a PR-MAF da frota da TAM, umas fotos melhores dela vcs podem ver abaixo:
Quinta-feira, 12 de Junho de 2008 - Tempo:1h30mOlá Pessoal!! Finalmente o Jato ficou branco! Abaixo as asas mascaradas. Utilizo a Tamiya Masking Tape para fazer os recortes, e fita crepe normal para grandes áreas: E aí está o Jato com a DUCO aplicada: E aqui sem as máscaras: Está ficando muito bonito! Agora o passo seguinte é fazer os detalhes cromados! Ateh lá!Terça-feira, 17 de Junho de 2008 - Tempo:1h40mOlá Pessoal! Continuo a montagem do kit! Hoje fiz a pintura dos bordos de ataque em prata. Só para mascarar levei 1h10m, pois é bem chatinho de se fazer. Abaixo o kit mascarado: E aqui com o prata aplicado. O prata que eu estou usando é o Prata Lunar, a mesma cor das rodas dos carros antigos, fuscas etc... E aqui sem as mascaras! Nas turbinas ainda faltam pintar os aros cromados na frente, e na parte de trás, as tubeiras! E aqui os trens de pouso pintados também! O passo agora é terminar os detalhes nas turbinas, acredito que mais um dia termino. E depois é começar a colagem do trem de pouso! Obrigado por acompanhar! Ateh!Quinta-feira, 19 de Junho de 2008 - Tempo:1h20mOlá Pessoal, Ontem e hoje trabalhei no modelo, porém ontem não deu tempo de postar. Então ontem terminei os detalhes das turbinas. Mascarando para pintar os aros da frente: Aros pintados: Sem a máscara: Tubeira: No caso da tubeira eu pintei com picel, é esmalte da Testors: E o resultado: Nessa foto perto da turbina esquerda, percebe-se uma mancha na pintura da asa. Corrigi hoje essa falha. E comecei a pintar os pneus, pincel tb: E hoje corrigi aquela falha da pintura da asa e pintei as rodas dos pneus: E aí o A320: O passo agora seria aplicar os decais. Seria pois hoje eu fiz um teste com o decal do leme, e ele é grande para o leme do modelo. Então vou ter que pintar o leme de vermelho! Easy.... ;) Ateh!Sexta-feira, 20 de Junho de 2008 - Tempo:2h00mOlá pessoal! Como comentei ontem, tive que pintar o leme do avião de vermelho, pois o decal que veio é maior que o leme. Não desconsidero a qualidade do decal, pois o decal é fabricado para as versões A319 e A321, e não para o A320. Também há a peça "ano do modelo" que influencia, pois esse modelo que estou montando é bem velhinho! Pois bem, vamos às fotos! Aqui mascarando com a masking tape tamiya: E arrematando com crepe nacional: brasil sil sil.. tem que economizar masking tape ;) Duco aplicado: Enquanto limpei o aerógrafo, esperei o DUCO secar por uns 20 minutos. Aí parti para o mascaramento do bordo de ataque: E mandei ver no amarelão:(tamiya) Como estava inspirado hoje, peguei o secador de cabelos e acelerei a secagem da tamiya, e mascarei para receber a parte verde: E aí está o resultado. Há um degralsinho na curva, que irei remover com massa de polir. O passo agora é começar a decalcar, pois a pintura com duco fica lisa o suficiente para receber os decais, sem necessidade de aplicar verniz brilhante. Ateh lá! Bom fim de semana a todos!Quarta-feira, 25 de Junho de 2008 - Tempo:2h30mOlá Pessoal! Desde segunda estou decalcando o Jato! E é claro que não vou postar fotos! Apenas quando estiver pronto, pois senão não tem graça não eh? ;) Usei até agora 3 cartelas de decais diferentes para concluir o modelo. O problema é que eu não achei cartela de decal para o A320, só para o A321 e A319, então estou tendo um certo trabalho! Hoje virei Macgyver e a partir dos prefixos PT-MXA e PT MZB fiz o PT-MAF. O F eu fiz com sobras de P e B, não foi fácil mas o resultado ficou ótimo! Bom então sigo no sigilo! A parte dos decais já está concluída! O passo agora é selar o modelo com o verniz e colar os trens de pouso! Ainda tenho a base para fazer! Ateh lá!!!Terça-feira, 1º de Julho de 2008 - Tempo:2h30mOlá pessoal!! Bom ontem finalmente terminei de envernizar o Jato! Ficou muito bonito! Hoje irei polir a pintura, só estou esperando o verniz secar! Estou também fazendo a base de madeira, logo posto fotos!!! Aguardem!!Quinta-feira, 03 de Julho de 2008 - Tempo:2h30mOlá pessoal!! Finalmente finalizei o JATO! Depois de polir, colei os trens de pouso e FIM! Agora estou trabalhando na base, porém ela é simples e há uma foto dela no final do post. Fotos: Aqui está a base. Irei colocar vidro no meio e por baixo do vidro o ticket da passagem da TAM e também do guardanapo de papel com o logo da TAM! Espero que tenham gostado desse modelo! Confesso que é um modelo ruim, velho! Encaixes não muito precisos, poquíssimos detalhes! Porém o modelinho ficou bonito ;) Agora vou partir para o próximo!! Ainda estou decidino qual vai ser! Ateh lá e obrigado mais uma vez por acompanharem! Em 06/07: Ai está pessoal a base do avião Premiação recebida no Open GPC Campinas 2008