Airbus A-320 TAM - Parte I

modelo: Airbus A-320
fabricante: Revell
escala: 1/144
categoria: Aviação Civil
data início: 08/04/2008
horas trabalhadas: 32h45m
dias trabalhados: 26
HISTÓRIA DO MODELO
A Airbus é atualmente a segunda maior fabricante de aviões comerciais do 
planeta, atrás somente da Boeing, e está sediada em Toulouse, na França. O 
seu nome completo e oficial é Airbus Société par Actions Simplifiée. A 
empresa é uma subsidiária da EADS (que detém 80% da empresa) e da BAE 
systems (os 20% restantes). Essas duas empresas são as maiores 
fornecedores de material bélico na Europa. A Airbus emprega cerca de 50 mil 
pessoas em vários países europeus. As fábricas principais estão localizadas 
em Toulouse (França) e Hamburgo (Alemanha).

Em setembro de 1967, um acordo entre a Inglaterra, a França e a Alemanha, 
que começou a produção conjunta de uma aeronave widebody, o Airbus A300. 
Airbus provém das palavras francesas Air e Bus, que significam Autocarro 
aéreo ou "Ônibus Aéreo" em português do Brasil. A empresa nasceu 
oficialmente, como Airbus Industries, em 1970, um consórcio integrado pela 
Aerospatiale (empresa francesa) e da Deutsche Aerospace (empresa alemã), 
logo seguida pela espanhola Construcciones Aeronáuticas SA.

Todos os cockpits das aeronaves comerciais da Airbus possuem controles 
similares, e todas as aeronaves possuem sistemas de operações semelhantes, 
o que facilita para uma Empresa aérea o treinamento de tripulantes, como 
pilotos. Com exceção do Airbus A300, todas as aeronaves possuem controles 
fly-by-wire*.

*sistema de controle por cabo elétrico, é um tipo de controle das superfícies 
 móveis de um avião por computador. Isso permite que qualquer modificação 
da direção e do sentido de uma aeronave feita pelo piloto seja "filtrada" e 
repassada para as superfícies móveis (aileron, profundor, leme). Com esse 
filtro, é possível aumentar a velocidade de reação, aumentar a capacidade de 
manobra de um avião ou impedir que se faça manobras que ultrapassem os 
limites de uma aeronave.

Leia mais sobre o A-320 aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/A320 e aqui 
http://www.airbus.com/en/aircraftfamilies/a320/

O motivo pelo qual irei fazer esse modelo na TAM é que foi nesse avião que 
eu voei pela primeira vez em 2006, qd fiz uma viagem para a Bahia. Ainda 
tenho as passagens e o guardanapinho guardados como recordação 
hehehehehhehehhehe

Essas fotos(bem mal tiradas) fiz em Cumbica, antes de embarcar:






E aqui no aeroporto de Porto Seguro, logo após chegar:


Essa aeronave é a PR-MAF da frota da TAM, umas fotos melhores dela vcs 
podem ver abaixo:





    
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Terça-feira, 08 de Abril de 2008 - Tempo:0h53m
Olá Pessoal! 

E lá vou eu com mais um comercial na estante!! Esse avião é mto especial, 
pois como disse acima foi nele que realizei meu primeiro vôo, e primeiro vôo 
a gente nunca esquece não eh?? 

Pois bem, nesse modelo irei utilizar um kit bem antigo da Revell, a data no 
manual é de 1990, 18 anos!! Vcs podem ver que é bem antigo pelo estado da 
caixa:


Como a TAM usa as turbinas IAE V2500 no PR-MAF, e esse kit antigo vem 
apenas com as turbinas CFM, irei utilizar também nessa montagem o kit 
abaixo, um A319 recem lançado pela revell:

Nesse kit, a Revell manda os dois tipos de turbinas.
Hoje a TAM ja usa a CFM em alguns Airbus.

Aí a grade das peças do A320:


Os decais virão de 3 cartelas diferentes, os prefixos eu mesmo irei fazer. Ai 
a cartela de decais da FCM, brasileira:


O manual amarelado do A320:


E aí as turbinas que serão utilizadas no A320:


Abaixo a diferença entre elas. A de cima é a IAE, e a de baixo a CFM


Comecei por destacar as metades da fuselagem:


Testando os encaixes do kit vovô, parecem mto bons!!


Para padronizar minha coleção, eu sempre fecho as janelinhas dos kits da 
Revell. O motivo é que há fabricantes que fazem os modelos sem janelas, 
então gosto de deixar tudo igual. Aí então eu corto pedaços da grade, e colo 
por dentro nas janelas:








E passo massa putty para nivelar:


Hoje também montei as asas:






E os profundores:




Por hoje é só! Até!

Quarta-feira, 09 de Abril de 2008 - Tempo:1h00m
Olá pessoal! Hoje comprei os chumbinhos pra fazer peso no nariz do avião. Primeira vez que vejo chumbos dourados! hehehehehehe Daí juntei as metades da fuselagem e colei a asa: E também os profundores: E também o acrílico. Como eu não deixo o acrílico transparente, colo com superbonder mesmo! E também colei os winglets. Um fato curioso é que no manual da revell ela manda colar o winglet de cabeça para baixo!!! Vejam a foto referencia na lateral da caixa: Posição correta! E aqui foto do manual: Posição errada!! Passo 10, peças 66 e 67: E aí nosso A320 no momento: Agora é partir para a lixa!!!!
Quinta-feira, 10 de Abril de 2008 - Tempo:0h35m
Olá amigos! Hoje iniciei a parte chata da coisa, pelo menos pra mim, que é lixar e passar massa! Hoje apenas lixei os excessos de massa das janelas, e onde foi feita a colagem. Tenho ainda que aplicar mais massa, porém preciso esperar o jato secar primeiro! Então hoje n tem fotos, amanha vou aplicar massa e daí tiro umas fotos antes!!! Ateh lá!
Quarta-feira, 23 de Abril de 2008 - Tempo:0h47m
Olá pessoal! Sim, estou vivo! Sumi por uns dias pois fui viajar, e regressei ontem! E hoje é claro ja peguei o jato para trabalhar! Estava ansioso para voltar para continuar o A320. Antes de ir viajar, passei massa por todo o avião. Eu queria ter lixado ele antes de ir, porém não deu tempo. Então a massa ficou secando no modelo por 7 dias! Achei que ia me ferrar para retirá-la, porém saiu perfeitamente bem! Tamiya Putty. Então aí uma foto do modelinho antes de ir viajar: Eu exagerei na massa nesse modelo pois ele não tem linhas de paineis. É um tubão de plástico sem detalhamento. Então massa a vontade e sem medo :D E ai o modelinho lixado, pronto para receber o primeiro primer. Irei fazer um cinza claro com tamiya branco e preto, para usar como primer e localizar possíveis fendas. Amanhã novas atualizações!
Quinta-feira, 24 de Abril de 2008 - Tempo:1h00m
Olá amigos, mais um dia de atualizações! Hoje não apliquei o primer no avião! Esqueci de alguns detalhes, como os braços hidráulicos dos flaps e a montagem das turbinas! Resolvi montar as turbinas para não ficar repetindo passos anteriores, massa e primer. Então aplico o primer tudo de uma vez no avião e nas turbinas. Os braços hidráulicos dos flaps nesse modelo é uma coisa de louco: São divididos ao meio, é necessário juntas as partes. Só trabalho adicional, e chato!! E aí eles colados: Não sei se o nome é esse mesmo Braço Hidráulico, se não for alguem grita aí!! E aí parti para o kit do A319, para aproveitar as turbinas: Começando a montar: E ela fechadinha: Vejam que há irregularidades, que terão que ser corrigidas com massa e lixa. E há também essas pequenas "asas" que são coladas nos lados das turbinas. São peças pequenininhas: Para colar usei a pinça. De repente apertei muito forte e "espirrou" a pecinha. Ela bateu na janela, e caiu novamente na mesa! Por pouco não perco essa @#$%@#$@% hehehe!!! Aí ela colada: Sim é um charme que não pode faltar ;) E toca o barco, ops avião hehe ateh mais!
Segunda-feira, 28 de Abril de 2008 - Tempo:1h30m
Olá amigos! Segundona, e novas atualizaçoes! Hoje lixei as turbinas, e como são peças pequenas e fáceis de secar, aproveitei e apliquei o cinza no avião e nelas também! Fiquei muito contente em ver que não precisarei mais de massa e lixa nesse modelo, talvez só um pouquinho ainda no parabrisa, mas na fuselagem e nas turbinas não! Estão perfeitas! :) Vamos às fotos: Aí está o jatão: As tubinas E o dorso: Já é inicio da pintura! :) Ateh mais!
Segunda-feira, 05 de Maio de 2008 - Tempo:0h40m
Olá Amigos! Hoje comecei a pintura das turbinas, e já encontrei o primeiro enrosco. O problema está com o vermelho que eu tenho aqui, que é diferente dos decais que eu tenho! Então amanhã irei em uma loja automotiva para ver se encontro um vermelho próximo ao vermelho dos decais! Hoje não deu tempo de uppar as fotos pois acabou a bateria da camera, mas amanhã novidades ;) Ateh!
Terça-feira, 06 de Maio de 2008 - Tempo:0h40m
Olá pessoal! Como falei ontem, levei a cartela de decais até uma loja de tinta automotiva e comprei o DUCO vermelho cadmium, que corresponde ao vermelho dos decais! E ja fiz a pintura das turbinas! Abaixo está a foto da pintura de ontem, reparem que o tom de vermelho ficou bem diferente do decal: E aí as turbinas pintadas com o DUCO, no tom correto: Vejam a semelhança: A propósito, não tinha mostrado a cartela de decais ainda! Pois bem vejam: Decais em silkscreen de ótima qualidade. Quem quiser o contato do vendedor me peça que eu passo ok? Bom agora o passo é pintar o amarelo e verde do leme, e depois as asas e o corpo do avião. :D Vamos nessa!
Quarta-feira, 07 de Maio de 2008 - Tempo:1h15m
Olá amigos! Hoje pintei o bordo de ataque do leme e dos winglets, que são verde e amarelo! Para o leme e os winglets tenho decais então não irei pintar de vermelho. Abaixo amarelo aplicado: Mascarado: E verde aplicado: O passo agora é pintar as asas e profundores! Abs!
Quinta-feira, 08 de Maio de 2008 - Tempo:1h00m
Olá pessoal! Como disse ontem comecei hoje a pintar as asas e profundores. Apliquei o primeiro tom de cinza. Pra quem se interessar, fiz esse cinza com preto e branco tamiya, a receita foi 50 gotas de branco + 4 gotas de preto + 54 gotas de diluente. Fiz duas "receitas" então sobrou tinta que irei escurecer mais com a tinta preta para fazer o corrugard das asas. Abaixo tudo mascarado e pronto para pintar: E aí as asas e os profundores pintados. Para quem não sabe, os profundores são as "asas" de tráz do avião ;) Agora deixarei secar para fazer o mascaramento para pintar o corrugard(aquela parte mais escura da asas) Ateh!
Terça-feira, 13 de Maio de 2008 - Tempo:1h20m
Olá amigos! Hoje foi o dia de mascarar as asas do A320 e aproveitei para mascarar as turbinas tb! E aí pintar o "corrugard": E retirando a mascara: O passo agora é pintar o corpo do avião de branco :) Ateh!
Terça-feira, 20 de Maio de 2008 - Tempo:1h30m
Olá amigos, novamente atualizações! Eu estava me esquecendo de um passo importantíssimo nesse modelo! Como eu não vou usar as turbinas originais, esqueci de adaptar as outras turbinas para encaixarem nas asas, pois os encaixes são totalmente diferentes! Então fiz isso hoje. Deu um certo trabalho, mas encaixou blz. Abaixo foto da turbina. Ela tem um pino emcima, que precisou ser removido. Pino removido: Nas asas também havia o encaixe da outra turbina, também removi. Eu tinha que ter feito isso antes de pintar! Mas td bem... Com a micro retífica, fui alinhando as peças para que ficassem face-a-face. Fiz um furinho nas turbinas e colei um pino para que ajude a segura-las no lugar: E aí elas coladas: Isso me comeu tempo, então deixarei o modelinho secar a cola até amanha, para passar o putty e lixar! Ateh!!!
Terça-feira, 03 de Junho de 2008 - Tempo:1h30m
Olá amigos! Bom depois de um tempo estou de volta! Alguns contratempos ocorreram, mas trabalhei no modelo nesse periodo. Coisa pequena mas que demoram muito. No ultimo post coloquei que tinha me esquecido de colar as turbinas. Pois é, e elas me deram muito trabalho. Tanto que vou ter que repintar as asas. Tudo bem, achei que o corrugard ficou um pouco escuro mesmo! Mas vamos então às fotos. Depois de secar a cola das turbinas, ficaram várias fendas, que tiveram que ser fechadas com putty. Estou usando a nova putty WHITE da tamiya, que é excelente por sinal. Ela é mais mole para aplicar e lixar, dando um acabamento perfeito! Vale a pena! Tive que aplicar putty por 3 vezes, aplicava o putty num dia, deixava secar para o outro, lixava, deixava o modelo secar, aplicava putty novamente e etc... demorado! Mas o resultado foi excelente! Abaixo a primeira aplicação de putty: É um lugar muito complicado de aplicar e lixar, e tem que ter muita calma. A primeira "lixada": E aqui terminado o processo todo. Pincelei tamiya red para verificar se realmente ficou bom, e ficou muito bom :) O passo agora é repintar as asas, e partir para a finalização do modelo!! Ateh!
Quinta-feira, 05 de Junho de 2008 - Tempo:1h10m
Olá amigos, Por problemas em meu computador consegui atualizar o blog apenas hoje. Então estou postando hoje, 11/06 duas atualizações. Como falei na postagem anterior, comecei a repintar as asas. Aplicando o cinza mais claro, mesma fórmula anterior. Como podem ver, o acabamento das turbinas ficou muito bom!
Quarta-feira, 11 de Junho de 2008 - Tempo:1h15m
A segunda atualização, trabalho realizado hoje, foi pintar o corrugard das asas, essa parte mais escura. Tive que mascarar tudo de novo, isso da um certo trabalho, cerca de 40 minutos... E aqui o corrugard pintado. Dessa vez fiz um cinza mais claro, e gostei mais desse resultado! Aqui o Nino, meu companheiro das montagens. Td bem que ele senta do lado e dorme, mas sempre está presente :D Utilizo-o geralmente como "procurador de peças". Se cai algo no chão ele corre pegar, então eu acho fácil ehhehehhhe E aqui o corrugard já pronto, sem as máscaras! Vamo que vamo! Em agosto tem o XIII Open de Campinas, e quero além desse, levar mais um modelo ainda!! Amanhã acredito que o jatão fique branco!! Ateh! Premiação recebida no Open GPC Campinas 2008
MURAL DE RECADOS