Construindo uma vitrine para abrigar seus modelos!

Desde quando comecei no Plastimodelismo, há 01 ano e meio, planejava fazer uma estante ou  vitrine para colocar meus modelos. 

Fiz algumas cotações para construir vitrines mas os preços me desanimavam. Procurei por móveis prontos, mas a mesma coisa sempre acontecia: O PREÇO era alto demais! 

Então coloquei a cabeça para funcionar e resolvi que eu mesmo iria fazer a minha vitrine. Fiz o projeto no computador. Inicialmente iria construir um armário inteiro de madeira. O custo não ficou tão elevado, porém a mão de obra seria bem grande! Teria que cortar a madeira em pedaços exatos, consultei alguns marceneiros para cortar a madeira pra mim, mas todos colocaram muitos obstáculos. Decidi que eu mesmo iria cortar a madeira em casa. 

Daí antes de comprar todos os materiais, comecei a pensar num modo para simplificar minha vitrine, onde desse menos trabalho e que ficasse do meu gosto. 

Cheguei num modelo, comprei os materiais e ficou 10! E o melhor: o custo ficou super reduzido! 

A minha vitrine ficou assim:



Ela ficou com 70cm de largura, por 35cm de fundo e 1,58cm de altura.

Vou ensinar aqui como construi essa vitrine. 

Ela é fixada na parede, e toda estrutura é segurada por 3 mãos-francesas do tipo reforçado, cada mão-francesa suporta 105kg. 

A lista de materiais é: ( para uma prateleira com as dimensões 70x35x158 LxPxA):

  • 02 retangulos de madeira(20mm) de 70cm por 35cm
  • 05 suportes(tipo mão-francesas), sendo 3 deles reforçados, com base sustendadora medindo 30cm no mínimo.
  • 02 trilhos para prateleiras, medindo 150cm.
  • 04 ou mais pares de suporte de prateleiras, para serem encaixadas nos trilhos.
  • 02 jogos de dobradiças para vidros
  • 01 fechadura para vidro
  • Vidros ( veja detalhes no conteúdo )
  • Parafusos, buchas, gesso em pó, furadeira. A madeira, as mão-francesas, os trilhos e os suportes de prateleiras foram compradas na Leroy Merlin. Os jogos de dobradiças e a fechadura para vidro em Vidraçaria. A primeira coisa a fazer foi preparar as madeiras para receber os vidros. Eu fiz duas canaletas com ripas de 10x10mm nas laterais das madeiras. Deixei um vão de 5mm entre elas, para encaixar os vidros. Abaixo a sequência de fotos: Atenção para a foto abaixo. Na canaleta de dentro, há um recorte. Esse recorte é necessário para encaixar a dobradiça dos vidros! Ele mede 20mm. Depois disso é necessário fazer um furo de 8mm nesse recorte para fixar o "guia" onde as dobradiças são encaixadas. Infelizmente eu não tirei fotos das dobradiças, mas achei na internet fotos exatamente das dobradiças que eu utilizei nesse projeto. Há duas cores: Cromado e preto. As minhas são cromadas. Para medir onde fazer o furo, sugiro utilizar a dobradiça como referência. Na imagem abaixo exemplifico o que quero dizer: Você deve marcar onde o pino da dobradiça está pegando. Ela precisa estar posicionada como na letra B, e ser possível abrir como na letra A. Foi exatamente assim que eu fiz os furos e deu certo! Depois de marcado, fure e encaixe o "guia" das dobradiças: Pronto, agora é só pintar essa madeira ou envernizar. No meu caso eu pintei com LATEX branco, para combinar com os outros móveis. Agora vamos partir para a fixação das mão-francesas e trilhos na parede. Primeiro fixe as três mão-francesas reforçadas na parede, niveladas, como mostra a foto abaixo: A disposição delas é a seguinte: Utilize um medidor de nível para deixa-las niveladas. Para ficar bem firme eu furei a parede com a furadeira, enchi os buracos com gesso, coloquei as buchas e deixei secar. Assim não corre o risco de sair. Ficou muito firme! O passo seguinte foi fixar os trilhos na parede. Deixei um vão entre eles de 45cm(+/-): Depois dos trilhos fixados, chegou a hora de fixar as outras duas mão-francesas na parte superior da vitrine, como mostra a foto abaixo. Lembre-se que tem que ficar tudo bem alinhado! Encaixe os suportes nos trilhos. Esse trilho é muito interessante pois você poderá adicionar mais suporte futuramente e alterar a altura das prateleiras. Nos suportes eu usei vidro 4mm de espessura, medindo 60cmx30cm. A vitrine está praticamente concluída! Deverá ficar assim: Agora só faltam os vidros para fechá-la! Seria interessante você comprar os vidros somente quando chegar nessa parte, pois assim você mede exatamente a altura que vai ter. A medição é simples, primeiro vamos medir os vidros laterais. Meça a distância da linha em azul, que será a altura: Agora meça a distância do final da madeira até o meio do "guia" da dobradiça da linha em vermelho, que será a largura, como mostra abaixo: Na minha prateleira, as medidas foram: 345mm de largura, por 1560mm de altura. Agora chegou a vez de medir os vidros frontais, que serão as portas! Meça a distancia entre as faces internas das canaletas internas dos vidros, que será a largura, como mostra a figura abaixo: Com essa medida, divida por 2 e subtraia 2mm. Esses 2mm são para ter uma folga e não deixar os vidros se encostarem ou se esfregarem. A largura da minha prateleira foi de 667mm. Portanto em cada folha a medida foi: 667mm/2 = 333,5mm - 1mm = 332,5mm Vamos medir a altura das portas. Teóricamente, essa medida é exatamente a medida da altura dos vidros laterais, com desconto de 10mm. Esse desconto é devido a altura dos "guias" das dobradiças e da espessura da própria dobradiça. Mas seria bom medir na sua prateleira. Então encaixe apenas a dobradiça no guia, e meça a distancia entre a sua face interna e a madeira ponto D na imagem abaixo: Na minha prateleira se confirmou o desconto de 10mm, medindo exatamente 1550mm de altura. Então agora sim você pode ir comprar os vidros, no meu caso foram: 2 peças de 1560mm x 345mm(laterais) 2 peças de 1550mm x 332,5mm (portas) Levei essas medidas e pedi na vidraçaria para cortarem exatamente nessa medida. O vidro que eu usei foi de 4mm. Os vidros vieram exatamente na medida. Agora é só montar. Parafuse as madeiras nas mão-francesas, na parte de cima e embaixo alinhando as canaletas, para que os vidros laterais se encaixem. Os vidros laterais basta deslizá-los pelas canaletas e já estão no lugar! Depois disso é só parafusar os vidros nas dobradiças. Fixe uma dobradiça, encaixe o vidro e a outra dobradiça e parafuse no lugar, pois senão você não vai conseguir encaixar a porta. Esse passo é bem simples de se fazer, porém vai com cuidado quando for apertar os parafusos das dobradiças. Não aperte muito senão quebra o vidro!!! Fixe a fechadura em uma das folhas de vidro, e está pronta a sua prateleira! Abaixo fotos para ajudar. Nessas fotos a madeira ainda estava sem acabamento! Eh bem simples a montagem, pois eu que não tenho experiência nenhuma consegui fazer! Qquer dúvida pode me perguntar! Se não conseguir achar os materiais necessários, me mande um e-mail através do formulário de contato que indico alguns lugares! Ateh mais!