F-15C Eagle - Parte I

modelo: F-15C Eagle
fabricante: Hasegawa
escala: 1/72
categoria: Jatos Militares
data início: 07/02/2008
horas trabalhadas: 25:15
dias trabalhados: 20
HISTÓRIA DO MODELO
O McDonnell Douglas(atual Boeing) F-15C Eagle é um caça tático altamente 
manobrável, que pode operar sob todas as condições atmosféricas, deixando 
a United States Air Force superior no combate aéreo.

A superioridade do Eagle é conseguida na destreza e aceleração, alcance, 
armamento e aviónica(eletronica embarcada). O F-15 dispõe de sistemas 
eletrônicos e armamento para detectar, focar, perseguir e atacar aviões 
inimigos quer em espaço aéreo aliado ou inimigo. Os sistemas de armamento 
e controle de vôo foram desenhados para que uma única pessoa possa realizar 
combate ar-ar com segurança e eficácia.

A destreza e aceleração do F-15 são conseguidas através de motores potentes 
de grande relação potência-peso e pouca carga nas asas. O armamento nas 
asas (a relação do peso do avião com a área das asas) é um fator vital na 
destreza e, aliado à relação potência-peso permite ao piloto virar o avião rapidamente sem perder velocidade.

O sistema aviônico multi-missão inclui uma tela no capacete, um radar avançado, sistema de navegação inercial, instrumentos de vôo, comunicações 
em ultra alta frequência, sistema de combate tático, e sistema de 
aterragem por instrumentos. Também comporta um sistema de combate 
tático eletrônico, montado internamente, um sistema de "identificação 
de aliado ou inimigo" e um conjunto de contramedidas electrônicas e 
computador central.

A tela no capacete projeta ao piloto toda a informação relacionada com o 
vôo, adquirida pelo sistema integrado de aviónica. A tela, visível sob 
quaisquer condições de iluminação, entrega ao piloto a informação 
necessária para perseguir e destruir os aviões inimigos sem necessitar 
consultar os instrumentos no cockpit.

O Eagle pode ser armado com combinações de quatro armas ar-ar: 
mísseis AIM-7F/M Sparrow, mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM avançados 
de alcance médio nos cantos inferiores da fuselagem, mísseis AIM-9L/M 
Sidewinder ou AIM-120 em dois suportes nas asas, e uma metralhadora 
interna 20 mm Gatling na asa direita.
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Quita-feira, 07 de Fevereiro de 2008 - Tempo:1h50m
Olá pessoal! 

E lá vou eu com mais um projeto! 

Dessa vez, é uma categoria inédita pra mim, pois vai ser a primeira
vez que vou montar um Jato Militar. Será que o vírus vai me pegar??

Esse modelo da Hasegawa é em alto-relevo, com bons detalhes. Espero
fazer um bom trabalho nele! 

Primeiro a foto da caixa do kit:


As grades das peças:




A cartela de Decais:


O manual. Esse manual da Hasegawa é uma bagunça!!!




As versões que podem ser feitas. Irei fazer a primeira!


E agora o trabalho de hoje.

Como em todo modelo de avião, começa-se pelo cockpit.

Na foto abaixo está o assento ejetor do Eagle. 
Passei uma mão de preto, para pintar os detalhes.


E aí está o assento praticamente concluído. Fiz cintos de segurança e 
alguns outros detalhes que encontrei em fotos de referências!
Os cintos foram feitos com Masking Tape Tamiya, cortados bem finos
e pintados com acrílica Tamiya.

Pelo seu tamanho reduzido(12mmx8mm), achei que ficou bem legal :) 




O manche. É uma agulha ao lado dele:


Enquanto a tinta do assento secava, peguei o painel para fazer. 
Esse modelo vem com um decal para se aplicar ao painel de instrumentos. 
Mas pela foto da pra ver claramente que esse decal não foi feito para essa peça!


Mas acentou-se mais ou menos! Depois que secar vou remover a sobra 
que está aparecendo embaixo.


E aí está o assento ejetor pronto, com o manche no lugar.


Essa peça é o cockpit inteiro. É necessário pintá-la de cinza, 
então aproveitei pra fazer isso hoje, para que até amanhã a 
tinta seque!


E uma mão de cinza dentro da fuzelagem, que é o cockpit também.


Bom inicialmente gostei desse modelinho! Vms ver como vai 
ser o resultado final!!!

Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2008 - Tempo: 2h20m
Como é sexta-feira, estiquei um pouco mais o tempo de modelismo! Hoje utilizei o aerógrafo na montagem, para pintar algumas partes do cockpit e outras pecinhas! Fiz duas coisas inéditas hoje que foram realmente fantásticas pra mim. A primeira foi diluir a acrílica da Tamiya com Vidrex, não vou mais usar Thinner Automotivo, o Vidrex satisfaz plenamente minha necessidade :) E além do mais achei que a tinta rendeu muuuito mais!! Fica a dica! E a segunda foi usar novamente acrilex. Mas dessa vez resolvi testar uma dica que vi quando comecei no plasti: Diluir acrilex com água e adicionar algumas gotas de detergente neutro. E não é que a danada ficou excelente pra pintar! SHOWWW!! Vamos para as atualizações. Embaixo algumas peças pintadas com Tamiya + Vidrex. Parte de cima da fuselagem, e o cockpit pintado com a tinta preta: Essas peças são as entradas de ar das turbinas. Resolvi pintá-las de preto por dentro. Essa peça vai embaixo do canopy, atrás do piloto: As tubeiras pintadas de preto por dentro, pra depois receber os efeitos :D Aqui vou pintar o compartimento de que fica atrás do piloto, pois essa versão de jato é monoplace, ou seja, somente o piloto. Mascarei com a Masking Tape da Tamiya: Como não tinha a cor Metalic Blue Green no estoque, pesquisei na Internet pra ver que cor era e achei essa cor da acrilex nacional, que é bem próxima: Fica a dica :) Aqui tudo pintado: E o resultado da pintura. Ficou SHOW essa acrilex!! Limpei o aerógrafo, guardei as coisas e fui pra bancada. Resolvi adicionar uns scratchs ao compartimento, para dar uma enriquecida nos detalhes. Peguei algumas referencias na Internet: Pintei os detalhes: Aqui o painel colado no seu lugar: E aí o cockpit, com os botões pintados: Colando-o na parte de baixo da fuselagem: E fechando a fuselagem com Líquido Acrílico: O nariz com chumbinho na ponta: Isso é mto importante pro avião não impinar depois de pronto! Nariz colado: E aqui eu coloquei o assento pra ver como ia ficar o conjunto: E continuamos :)
Domingo, 10 de Fevereiro de 2008 - Tempo: 0h35m
Olá amigos! Geralmente não faço modelismo durante o fim de semana. Os motivos são vários, mas hoje deu um tempinho! Primeiramente colei as entradas de ar das turbinas do jato, peças separadas: E aí as duas entradas coladas apenas: As asas com as peças prontas para serem coladas: Asas coladas: E não resisti a curiosidade de ver como irá ficar o jato, visto que é o primeiro que estou construindo, aí um dry-run(que significa: Apenas encaixe, sem cola ;)) E também colei essa peça aí. Quem pensa que é uma bomba está enganado! É o tanque de combustível auxiliar ;) Amanhã novas atualizações!
Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008 - Tempo: 0h45m
Olá amigos! Bom iniciei hoje uma parte chaaata do Plastimodelismo(pelo menos pra mim) que é lixar e passar massa, pra dar o acabamento na pintura. Acho chato pq não rende, você trabalha pouco no modelo e tem q deixar secando para que no dia seguine possa lixar. Se não ficar bom, passa masssa de novo e espera mais um dia... então isso não rende! Então aí abaixo o modelinho cheio de massa: Vou testar outra técnica que é diluir a Putty com acetona, aplicar, e depois de seca ao invés de removê-la com lixa, usa-se acetona novamente com algodão! Vms ver, amanhã conto o resultado! Ateh!!
Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2008 - Tempo: 1h11m
Olá pessoal! Hoje lixei as peças. Não gostei da experiência de remover a putty com acetona. Talvez a Putty da Tamiya não aceita mto bem essa técnica, mas saiu toda a putty, inclusive a que era pra tapar as frestas. Mas sem problemas! Da-lhe lixa!! Vejam abaixo o nariz do F15 lixado. Reparem que ficou praticamente uma única peça! O segredo: Líquido Acrílico, o famoso JET. Colei os coletores de ar das turbinas: E colei as asas: Dorso: Os profundores: Colados: E os lemes, que são dois: E os exaustores das turbinas pintados com a BurntMetal da ModelMasters: Ta ficando show! :)
Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008 - Tempo: 1h00m
Olá pessoal! Hoje terminei os últimos detalhes de lixa e massa e o F15 está pronto para receber a primeira cor! Amanhã irei pintá-lo com o tom de cinza mais claro e ver se não ficou nenhuma imperfeição! Abaixo fotos dele pronto para receber tinta: Ateh!
Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2008 - Tempo: 1h00m
Olá amigos! Quase uma semana depois, volto a atualizar o blog. Na quinta-feira passada apliquei uma mãosinha de tinta nas junções para procurar por defeitos. E achei alguns! Ia fazer mais algumas pinturas na quinta, porém começou a chover muito forte e a ventar muito, e como eu faço a pintura no quintal, não deu pra continuar! Tuve que guardar todas as coisas rápido. Na sexta-feira não fiz modelismo, pois tinha compromisso. Sábado e domingo não faço modelismo, então hoje voltei :) O trabalho de hoje foi lixar onde apareceram algumas imperfeições, e iniciei o mascaramento do canopy: Amanhã o modelo irá receber mais uma mãosinha de tinta para localizar imperfeições. Se estiver tudo OK, começo a pintura definitiva :) Premiação Open GPC Campinas 2008