Roman Warship - Parte II

modelo: Roman Warship B.C. 50
fabricante: Academy
escala: 1/250
categoria: Naval - Veleiros
data início: 26/11/2007
horas trabalhadas: não disponível
dias trabalhados: 58
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008
Olá pessoal, 

Hoje mais atualizações!

Comecei por detalhar os escudos laterais, pintando os detalhes! Vai dar trabalho, mas o resultado vai ser 10!
Vejam:


Também comecei a pintura dos mastros:


E para quem acompanhou a montagem da Santa Maria, essa foto será familiar:

Sim!! É a reliquia, digo, a máquina de costura da minha mãe!!! Pra quem não sabe a história, acessem no menu Minha Coleção, e vejam a montagem da Santa Maria. Espero que dêem boas rizadas!
Então minha mãe fez aquela cara de "Não to gostando!!" novamente! Mas fazer o quê? Preciso usar essa jossa!!!
Hoje fiz um teste pra ver se conseguiria fazer as velas do barco, pois elas são em duas cores(vermelho e branco)
Olhem como ficou:

A de cima é a vela de plástico do kit, e da de baixo a que eu fiz! Claro que nem acabamento tem pois isso foi apenas um teste! Eu cortei várias tiras e com a máquina costurei uma do lado da outra! Ficou mto bom! Agora calcularei corretamente o tamanho das tiras e tentarei fazer a versão definitiva. Como são duas cores de pano, terei que encher a lançadeira da máquina com vermelho, e utilizar linha branca em cima, para não aparecer a costura. To manjando pakas já de costurar hahahahahahah!!!


Agora o único "problema" que eu encontrei é que os mastros que seguram as velas são moldados nas velas de plástico vejam:

Acho que terei que fazer de madeira, ou sprue! Mas to pensando ainda!

Amanhã espero terminar boa parte dos escudos, se não todos, e tentar fazer a vela definitiva! 

Ateh!!

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008
Olá pessoal! Depois de vários testes de confecção das velas, cheguei a conclusão de que costurar as faixas vermelhas às faixas brancas não fica legal! Então resolvi fazer as faixas vermelhas do mesmo jeito que eu fiz as cruzes na Santa Maria: Com Intertela colante: Daí recortei as faixas, e vou colá-las às velas, depois claro de tingí-las com chá: E também pintei parte dos escudos. Estou esperando minha tinta branca chegar para terminar de pintá-los. Tá dando um trabalho danado pintar esses detalhesinhos. Lutei pra achar um pincel bem pequenininho! Mas o resultado está ficando sensacional! É imaginei que esse barco daria menos trabalho! Puxa mtos detalhes, mta coisa pra fazer e ainda falta muito! Terminando as velas irei começar o envelhecimento do barco e só depois aplicá-las e fazer as amarrações! Porém como sempre está valendo mto a pena! Está ficando realmente um belo modelo! Um dos mais bonitos que eu possuo!
Terça/Quarta-feira, 8/9 de Janeiro de 2008
Olá amigos, ontem foi o dia do aerógrafo entrar em ação na montagem! Geralmente não uso aerógrafo na montagem de barco, porém esse tinha algumas peças que seria mais fácil pintar com o aerografo do que com pincel. Uma dessas peças são os escudos. No pincel não fica mto legal, então aerografei tudo! Lógico que os vermelhos que eu tinha pintado não aerografei na parte de cima, apenas atrás. Mas o verde eu aerografei todo, então precisei repintar os detalhes: E também pintei a plaquinha de identificação do modelo: E a base de preto, que receberá verniz em breve!! Ontem não tive tempo de postar, então to postando tudo hoje. Hoje tingi as velas, e enquanto elas secavam... ...pintei todos os detalhes dos escudos. Tive que usar uma lupa, pq não conseguia enxergar direito, pra quem conhece aquela tampinha ali do lado é da tinta Testors, do vidrinho pequeno, ela tem uns 2cm de diametro... E aí estão os escudos todos pintados, secando: E amanhã super novidades :)
Domingo, 13 de Janeiro de 2008
Olá pessoal! Hoje super novidades! A plaquinha de identificação do modelo está quase concluída: E as velas também quase lá!! Aqui uma visão geral do barco, com o convés detalhado: Iniciei ontem uma parte complicada da montagem, que são as instruções abaixo. São algumas peças que são necessárias fazer primeiro para depois aplicar ao barco: E aqui duas delas que eu consegui fazer: E o barco com os mastros e adriças colados! Consegui remover as adriças das velas injetadas: Logo mais novidades!!
Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008
Olá pessoal! O barco segue dando trabalho! Ontem passei o verniz fosco para selar toda a pintura, e hoje continuei a fazer as pecinhas que serão usadas para fazer as amarras de todo o barco. Essas pecinhas dão mto trabalho, são 10 no total desse tipo, e tem mais umas 8 de outros tipos vejam: Amanhã continuo!
Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2008
E a semana passa voando!! Olá pessoal! Hoje continuei o trabalho nas peças que serão usadas para fazer as amarras do barco. Pecinhas chatas e trabalhosas de se fazerem! Gastei mais de 1h30m hoje somente nelas! Aqui as peças "SOLO" estão prontas, foram feitas hoje: Abaixo estão as peças que são compostas, são 11 no total, gasta-se 10 minutos para passar a linha mais clara, que une as duas pecinhas. Consegui fazer somente 2 hoje, amanhã termino as outras 9! E aqui todas as peças prontas até o momento. O trabalho é medir as cordinhas, colar e amarrar com outra linha para dar o acabamento. No manual que eu postei acima mostra exatamente como é feito! Eh trabalhoso, mas fica mto legal!!!
Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2008
Olá Amigos! Hoje consegui terminar todas as peças que serão usadas para amarrar o mastro principal do barco. Curioso é que consegui terminá-las em apenas 25 minutos! Ainda bem! Aí estão elas: E hoje também preguei as velas ao barco vejam: Para quem quiser saber como que eu coloquei essas velas no barco, vejam a montagem da Nau Santa Maria, lá está tudo detalhadinho! Amanhã começo a amarração da coisa!!! :)
Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008
Olá pessoal! A montagem do barco segue! Barquinho beeem trabalhoso esse! Esse foi o primeiro kit de barco que eu comprei, há quase 1 ano atrás. Porém não foi o primeiro kit de barco que resolvi montar. Acho que estava adivinhando que ele ia dar trabalho e que precisaria de uma pré-experiência na montagens de barcos à vela(que foi obtida com a Santa Maria que ganhei de aniversário ;) ). Mas vamos lá! Hoje posto uma foto do meu ponto de trabalho. Aí é que faço as colagens e pinturas à pincel. Pinturas com aerógrafo faço no quintal, por ser aberto! Hoje executei os passos 7 e 8 da montagem ( veja aqui a página do manual ). Porém eu errei o passo 7. Vou explicar. No passo 7 há um desenho de uma vela. Pois bem, ele indica a vela frontal e não a principal(a maior). O erro que cometi foi colocar as peças que seriam coladas na vela frontal, na vela princial, que pode ser visto na foto seguinte. Aí estão as peças prontas para serem aplicadas, conforme o manual: E aqui elas aplicadas. Vejam lá no final da vela, nas pontas, as peças erroneamente aplicadas: Vi somente depois que estava guardando as ferramentas, então a correção ficou para amanhã! Aqui está o inicio do passo nº 8 do manual. Ele pede para amarrar o mastro frontal junto ao barco: Além é claro de começar a amarrar o mastro principal, que pode ser visto nas fotos seguintes. Hoje tirei umas fotos mais elaboradas, porém o blog está desbotando as minhas fotos e alterando as cores... n sei pq isso está acontecendo. Amanhã corrijo isso! Mas por euquanto vejam assim mesmo: O próximo passo da montagem será o 9, onde farei as outras amarras do mastro principal! Ateh lá!
Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008
Olá Amigos! Como falei no post anterior, hoje parti para o passo nº9 ( veja a imagem aqui ) e como foi rápido também fiz o passo nº10 ( veja aqui ). Aí estão as linhas do passo 9 passadas: Lembram-se dessas pecinhas? Pois bem, hoje chegou o dia delas... ...elas são amarradas no topo do mastro principal: Para que as linhas do passo 10 possam ser passadas, vejam: E amarradas embaixo: E aí umas fotos do barco: A montagem está na reta final!!! :) Abraços!
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008
Olá amigos!!!! Ultimos dias desse projeto! Finalmente está chegando ao final :) Hoje corrigi o erro que cometi no passo 7 e terminei de fazer as amarras, que é o passo 11( veja aqui ). Vejam como ficou: Hoje consegui fazer fotos beeem melhores :) Não era o blog q estava alterando a cor, e sim minha máquina estava com um erro de configuração. Detalhe do convés: E colei as ultimas pecinhas que estavam faltando. Essa por ex é uma bandeirinha que vai na popa do barco: E esses são os remos que também vão na popa: Também colei o castelinho, com sua escadinha( fala fernandão hahah), colei a cobertura(aquela peça branca e vermelha, perto do castelinho), colei os remos da popa, o último mastro e os 26 escudinhos: Várias fotos: Nessa foto dá pra ver bem a bandeirinha do ultimo mastro, que eu mencionei acima: Bom amigos, agora são pequenos detalhes! As únicas tarefas que faltam são pintar e colar a âncora(sim me esqueci da Âncora!!!), envernizar a base e terminar de pintar a plaquinha de identificação!! Acredito que amanhã faço tudo isso!! :) Abraços e deixem comentários sobre o modelinho!
Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008
Olá Amigos!! Amanhã, quinta-feira, é o gran finale do barquinho!!! E amanhã vão saber pq ele não ficou pronto hoje!! Faltou um detalhesinho!!!!!! Espero vcs aqui amanhã à noite!!! ;)
Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008
Olá pessoal!! Finalmente hoje terminei o barco! Foram longos 60 dias de montagem, mas o resultado final valeu a pena! Sem sombra de dúvidas é o modelo mais bonito que eu tenho na minha coleção! Era pra eu ter postado ontem o final da montagem, porém como falei faltou um pequeno detalhe! Abaixo a âncora, pronta para ser fixada ao barco: Agora vou falar um pouco do detalhe que faltou. Vejam a imagem abaixo, é a tampa da caixa do kit: Reparem no quadrado vermelho, há um simbolo que fica naquele espaço em vermelho da proa do barco! E eu estava me esquecendo dele!! Não teria como eu desenhar isso na mão, pois não tenho técnicas e nem conhecimento. Então resolvi fazer um decal do símbolo para aplicar alí. Agora vem a parte curiosa da coisa! Comecei a pesquisar sobre esse simbolo e procurar alguma imagem na internet para poder usar para fazer a arte para a impressão do decal. Daí comecei a descobrir umas coisas! Não entendia o que esse simbolo representava, e como sou apaixonado e aficcionado pela civilização egípcia logo me caiu a ficha! Mas vc pode estar se perguntando: "O barco é romano, o que o egito tem a ver com ele?" Pois bem, eu também não sei o porquê exatamente, e espero que algum leitor do meu blog me ajude nisso. Esse simbolo representa o Deus Egípcio Horus, filho de Osíris e Ísis. Tinha cabeça de falcão e seus olhos representavam o sol e a lua. Matou Seth e tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto, o 'olho de Hórus' (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito). Vejam a imagem abaixo, essa é uma estátua do Deus Hórus, na entrada do seu tempo no Egito: Reparem como a cabeça parece com o simbolo na caixa acima, que eu circulei em vermelho! Super interessante não? Pois bem então ao invés de fazer aquele simbolo todo estilizado que há na caixa do kit, pesquisei e achei referências onde os modelistas utilizaram o próprio Olho de Hórus, como vcs podem ver na imagem abaixo: Segundo li na internet, esse simbolo representava Poder e Proteção. E muitos romanos adoravam Deuses egípcios. Não sei se isso está correto, preciso da ajuda de alguém para clarear essas idéias! Porém não faz sentido Roma usar um simbolo egípcio, por enquanto ;) Então passei a gostar mais ainda desse modelo, visto que adoro a história egipcia e por ele possuir "algo" relacionado ao egito! Então agora fotos do modelo pronto. Abaixo vcs podem ver a âncora no seu devido lugar: ( hoje fotos em 800x600 ;) ) E aí meus dois xodós: A Santa Maria e o Barco Romano: Bom amigos, espero que tenham curtido essa montagem como eu curti! O modelo da academy é excelente, detalhes fantásticos! Porém é bem trabalhoso! Requer alguns conhecimentos. Então se vc é iniciante não encare esse modelo como sendo o primeiro! Ele merece mto capricho pois se torna uma bela peça de decoração! Quero deixar meus imensos agradecimentos a todos que acompanharm essa montagem em especial ao Yan e ao Genésio pelas preciosas dicas que me foram passadas! Muito obrigado pessoal! E agora vou para o próximo projeto! Quai vai ser? Por enquanto é segredo ;) E grandes mudanças estão por vir... aguardem!!!!! Abraços! Premiação recebida no Open GPC Campinas 2008