PBY-5A Catalina

modelo: PBY-5A Catalina
fabricante: Academy
escala: 1/72
categoria: Aviação Militar
data início: 06/10/2007
horas trabalhadas: não disponível
dias trabalhados: 47
HISTÓRIA DO MODELO
O PBY Catalina é um hidroavião bimotor de uso militar durante a Segunda Guerra Mundial originalmente desenhado pela Consolidated para transporte e vigilância aérea das missões anti-submarino no Atlântico e Pacífico.

A Força Aérea Brasileira operou o Catalina em missões de patrulha do litoral brasileiro durante a 2ª Guerra Mundial. Sete aeronaves foram entregues em 1943 e outras 15 em 1944. Estas aeronaves foram distribuídas pelo litoral brasileiro realizando buscas contra os submarinos do eixo. Um Catalina, pilotado por Alberto Martins Torres, afundou o submarino U-199.

Depois da guerra, passaram a exercer a função de busca e salvamento. A partir de 1958, forma reconfigurados para cargueiros, servindo inestimáveis serviços na Amazônia. Esta região carecia de infraestrutura aeroportuária, e somente um avião anfíbio poderia operar em grande parte da região, usando os próprios rios como pista.

O kit é da Academy, excelente! 
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Sábado, 6 de Outubro de 2007
Como sempre começo pela foto da caixa:


Uma das grades de peças:


O restante dos sprues:


Comecei por destacar as partes da fuselagem:


E algumas peças do interior do avião:


Cockpit:


Porão de rodas colado:


E as partes internas tb coladas:


Mergulhei as transparências na FUTURE, para melhorar a aparência! Aqui elas secando:


Interior pintado de Cockpit Green:




Hélices, motor e painel pintados de prata. No caso das hélices, elas serão pretas, mas pintei de prata para poder fazer efeito descascado.


Junção das asas montado:


E seguimos!!

Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2007
Olá Pessoal, Segui com a montagem. Nesse modelo, o painel de instrumentos não é alto relevo, mas vem com um decal, com os desenhos de todos os instrumentos: Um dry brushing no interior do catalina, para simular um desgaste: Hélices pintadas de preto: Mascarado e pontas pintadas de amarelo E aí está o resultado e o efeito descascado: Os lemes do catalina: Metralhadoras que vão nas bolhas Metralhadoras coladas: Motor com efeito de desgaste e gracha, ficou um pouco saturada a foto. E finalmente a fuselagem fechada: Até a próxima!
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2007
Olá amigos, estou de volta com novas atualizações. Instalei os motores: E comecei uma das partes mais trabalhosas na minha opinião, que é o mascaramento dos acrílicos. No caso abaixo, utilizei a técnica de cortar a Masking Tape da TAMIYA em quadradinhos ir montando. Levei aprox 2horas para mascarar tudo! E durante a montagem de hoje, uma convidada especial: Minha Avó! Ela adora os meus modelos ;) E vamos em frente!
Segunda-Feira, 15 de Outubro de 2007
Olá pessoal Novas atualizações! Hoje montei a pequena asa do catalina, com seus flutuadores: Detalhe do flutuador: Aí está o catalina, pronto para receber tinta: E os profundores: Abraços ;)
Segunda-Feira, 22 de Outubro de 2007
Olá Amigos! Hoje uma atualização pequena, mas é um grande passo na montagem! Mascarar canopy realmente é uma coisa muito chata. Ainda preciso fazer uns ajustes no mascaramento, mas o resultado geral está aí: E seguimos! Ainda preciso mascarar outro acrílico, que fica no nariz do avião! Acredito que consigo fazê-lo amanhã. E depois de tudo mascarado, começarei a pintura! Ateh!
Terça-Feira, 23 de Outubro de 2007
Olá pessoal! Consegui fazer o mascaramento hoje do acrilico do nariz do avião, e também colei os profundores. Precisei também encher o nariz do avião com chumbo, para que ele não empine qd terminado. Valew Guick pela dica!!! Coloquei, mas amanhã vou ter que comprar mais chumbinho e colocar, pq a traseira é muito pesada! Profundores: Ateh!
Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2007
Olá amigos! Hoje consegui comprar os chumbinhos para colocar no nariz do catalina. Na foto abaixo está o potinho que eu comprei. Usei quase tudo no nariz do avião!! Vai mto peso para não deixar o avião empinar! Aí a asa imensa do catalina, com algus lugares com putty: Os chumbinhos dentro do cockpit. O nariz entupiu de chumbo, tive que colocar atrás do cockpit. Daí passei tinta preta para esconder um pouco. Na foto com flash aparece, mas ao vivo é imperceptível. Também fechei o compartimento traseiro: E colei as bolhas: O passo seguinte é colar o acrílico do cockpit e partir para a pintura inicial! Ateh!
Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2007
Olá Amigos! O acrílico do cockpit já foi colado, e já apliquei o INTERIOR GREEN sobre os acrílicos. Eu esqueci de tirar fotos dos acrílicos pintados. Hoje também montei os trens de pouso, e colei umas pecinhas(pequenos detalhes). Peças do trem: Coladas nos seus devidos lugares: Agora eu vou terminar de colar umas peças nas asas e motores, e iniciar a pintura do kit! Ateh!
Segunda-Feira, 6 de Novembro de 2007
Olá Pessoal, Iniciei a pintura do Catalina. Pintei os acrílicos com o INTERIOR GREEN(esqueci de tirar foto) e passei o primeiro tom de azul no modelo: E também sobre a asa: Aqui mascarando para fazer a camuflagem, e aplicar o Intermediate Blue: Intermediate blue aplicado: Também embaixo dos flutuadores das asas: E aqui o avião sem as máscaras da camuflagem. Pelas fotos o tom de Intermediate Blue ficou muito claro por causa do flash, mas ao vivo ficou bem legal! Hoje irei aplicar o branco embaixo do avião. ABraços!
Sexta-Feira, 9 de Novembro de 2007
Buenas pessoal! Atualizações do Catalina! Finalmente apliquei o branco sob o avião e nas asas. Também pintei os bordos de ataque de preto. Seguem as fotos: Aqui da pra ver como que ficou o branco sob o avião e também os profundores mascarados para receber preto nos bordos: Depois de pintado os bordos: Dorso: Bordo das asas: E o bichinho sob a caixa: Continua...
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2007
Olá Pessoal, Poucas mas importantes atualizações!! Colei finalmente a asa do catalina. Coloquei os pneus de borracha no catalina, o trem deu mto trabalho pq quebrou e ficou desalinhado, por isso demorei a atualizar. Fotos: Agora é passar um verniz brilhante para fazer o wash e colar os decais!!!
Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2007
Buenas amigos! Verniz brilhante aplicado! Deixei 2 dias secando bem para hoje aplicar os decais! Para amaciar os decais, utilizei Future. Ficou EXCELENTE!! Fotos: Para variar, a roda de um dos trens de pouso descolou. Eita trem de pouso ruim esse viw!!!! O passo agora é deixar secar bem os decais, para selar o modelo com verniz brilhante, fazer o wash e depois selar com verniz fosco e FINISH!!!
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2007
Olá pessoal! Catalina na reta final!! Selei os decais com verniz brilhante, apliquei o wash e selei novamente com o verniz fosco! O trem de pouso ainda me dá trabalho! Tive que fazer umas gambiarras para que ele ficasse no lugar. Passei fita tamiya e super cola, e vou deixar secar pra ficar beeem firme! Mas pelo que deu pra perceber ficou ótimo! Vejam as fotos: O dorso, com o trem sendo consertado: Aqui as bolhas: E uma visão de cima: Agora faltam ainda algumas marcas de ferrugem que irei fazer amanhã, e colar as hélices e FIM! :) Espero que tenham curtido!
Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2007
Olá Amigos! Finalmente o projeto do Catalina chegou ao fim! Hélices coladas! Demorei mais nesse por falta de tempo mesmo! E como de costume tiro fotos beeem melhores no final do projeto, para que você possa ver realmente como ficou o modelo! Aqui o trio junto :) O próximo agora será outro veleiro. Provavelmente amanhã postarei a caixa do kit e outros detalhes!! Obrigado a todos que acompanharam essa montagem! Agradeço imensamente ao Guilherme(Guick) de Curitiba por ter me ajudado na montagem e ter me cedido os decais para essa versão!! Vlw mlk!! Abraços pessoal! Juliano. Premiação Open GPC Campinas 2008: