Nau Santa Maria

modelo: Santa Maria
fabricante: Revell
escala: 1/90
categoria: Naval - Veleiros
data início: 20/06/2007
data término: 26/07/2007
dias trabalhados: 36
horas trabalhadas: não disponível
HISTÓRIA DO MODELO
Cristóvão Colombo partiu com a nau Santa Maria no final do século XV, em busca de uma rota direta para as Índias.

Santa Maria era, na verdade, a nau-capitânia de uma frota de três navios, que incluía também as caravelas Pinta e Niña. Os três navios partiram do porto espanhol de Palos no dia 3 de agosto de 1492.

Santa Maria era o maior navio (e o mais lento) da frota, e muitos especialistas acreditam que deveria ter mais de 30 metros de comprimento. Era uma típica nau, também conhecida como galeão, e devia ter três ou quatro mastros, popa alta e no mínimo três metros de profundidade.

Depois de carregar o navio com provisões nas Ilhas Canárias, o Santa Maria e as caravelas de apoio empreenderam uma viagem de cinco semanas pelo mar, sem sinal de terra firme. A tripulação vibrou quando finalmente avistou terra – as Bahamas – em 12 de outubro de 1492.

Os três navios passaram mais de dois meses explorando as ilhas da região, até que o Santa Maria encalhou no Haiti, e o navio foi desmontado para construir uma fortaleza, que iria defender a primeira colônia espanhola da ilha.

Hoje existem diversas réplicas do Santa Maria ao redor do mundo, incluindo uma cópia em Ohio, EUA, que foi aberta à visitação em 1992.

E agora irei construí-la em miniatura.
LISTA DE ATUALIZAÇÕES
Estou utilizando o Kit Santa Maria da Revell, que ganhei de aniversário do meu grande amigo Cleber.(muuuuuuito obrigado!!!)

 
Quarta-Feira, 20 de Junho de 2007
Comecei por lavar todo o kit, para tirar o óleo desmoldante que vem impregnado nas peças. Esse passo é bem simples. Coloco um pouco de detergente de lavar louças em uma bacia, e deixo o kit de molho por 30 minutos. Deixo de molho pois se esfregar corre o risco de quebrar ou perder alguma pecinha. Após os 30 minutos, enxaguo o kit embaixo da torneira, e o coloco sobre panos para secar. Também não deve-se secar os kits manualmente, pois pode quebrar e também deixar fiapos de pano, que irão atrapalhar e muito a pintura! A caixa do kit: E as peças: Elas estão soltas, pois são muito frágeis e empenam com certa facilidade. Aqui está faltando ainda a foto das velas, que prometo postar em breve!
Quinta-Feira, 21 de Junho de 2007
Depois do kit estar bem seco, comecei pela pintura do Convés. Será necessário deixar a tinta secar bem para passar para o próximo passo Logo mais atualizações!!!!
Domingo, 24 de Junho de 2007
Olá amigos, Depois de secar a pintura do convés, não gostei da cor final. E na sexta-feira à noite, depois de quase 4 horas de discussão com o meu amigo Felipe sobre quais cores utilizar, chegamos a um resultado satisfatório!! Porém como já era tarde, deixei a pintura para o sábado. E aí está o resultado. Utilizando técnicas de pintura para imitar madeira, feita somente no pincel: Os rolos de cordas pintados: E outros detalhes também pintados: Algumas outras peças do convés, que são separadas. Montadas: Coladas e pintadas, porém sem acabamento ainda: Os canhões: Canhões colados e pintados: Bom por enquanto é só. Agora é terminar o acabamento das pinturas, e aplicar verniz brilhante para começar o envelhecimento e realce dos baixos relevos do kit ;) Deixe um comentário! Até mais!!!
Segunda-Feira, 25 de Junho de 2007
E vamos nós com mais uma atualização. Hoje eu pintei outros ítens do convés, e apliquei verniz brilhante sobre o convés para começar a fazer o envelhecimento, também conhecido como wash(leia aqui sobre o wash). Fotos: Convés envernizado e pronto para wash: Outros detalhes do convés pintados, porém sem acabamento. E seguimos viagem!!
Terça-Feira, 26 de Junho de 2007
Olá navegantes! Como orientado pelo amigo Genésio, resolvi lixar as cordas injetadas no convés, e utilizar cordas "reais". Então com a Dremel e uma Broquinha de Dentista, fiz o serviço! Ainda não está totalmente terminado, falta dar acabamento, mas vai ficar show!! Lixado: Aqui com massa e praticamente reconstruído: As outras partes do convés: E seguimos a viagem!
Quarta-Feira, 27 de Junho de 2007
Cá estou eu novamente com novidades! Terminei o acabamento do convés onde as cordas de plástico foram removidas e já comecei a pintá-lo. Amanhã pintarei os detalhes, e, em seguida, aplicarei novamente o veriz brilhante para fazer o WASH. E seguimos viagem!!
Quinta-Feira, 28 de Junho de 2007
Bom, detalhes pintados, pronto para receber verniz. E por hj é só!
Sexta-Feira, 28 de Junho de 2007
Olá amigos, Hoje montei e pintei a base de exposição que acompanha o kit, e também pintei algumas outras peças do kit, como por ex as âncoras. Pintei também a parte interna do barco e fixei a peça principal do convés. O próximo passo agora é passar o verniz e fazer o envelhecimento do convés. Vamos às fotos!! Suporte do barco sem pintura. Suporte pintado. Irei ainda pintar as letras em dourado. Esse barquinho tem um nome, mas eu não sei exatamente qual é! Logo eu descubro! Aqui um dry-fit das metades do casco e a peça principal do convés encaixados. Outra foto Bom tá ficando muito legal! Vms em frente!
Segunda-Feira, 02 de Julho de 2007
Olá, Durante o fim de semana, passei verniz brilhante para poder fazer o envelhecimento da "madeira" com Betume. Deixei secando e hoje fiz o envelhecimento e apliquei verniz fosco. Também colei as metades do casco e montei o convés, com seus pisos em vários níveis. No convés colei e pintei as escadas. Agora é só esperar o convés secar, para dar acabamento em alguns detalhes. E a SAGA das linhas já começou. Esses dois pedaços que aparecem nas fotos são necessários colocar no momento da junção do casco. E vão ficar aqui penduradas por um tempinho! Vamos às fotos! Barco montado, com o convés todo colado e linhas iniciais passadas. Detalhe do efeito madeira no convés e da escada. Agora é só dar acabamento e estará concluído. Parte trazeira do barco. Parte trazeira fechada. Provavelmente terei que usar um pouquinho de massa para fechar umas fendas... Uma visão geral do Barco Outra foto do barco. A minha camera está com o péssimo hábito de saturar as cores. Fiz essa foto sem flash porém não mudou muito. E aqui as velas. Iniciarei o trabalho nelas em breve! Elas vêm todas num plástico só, mais mole e fino, chamado no meio modelístico de vacuum form. Há alguns kits no mercado todos feitos em Vacuum form, deve ser horrível de trabalhar!! E seguimos...
Terça-Feira, 03 de Julho de 2007
Olá! Hoje iniciei a pintura do casco do navio. Todo o casco está sendo pintado com pincel e tintas esmalte Testors(EUA) e Humbrol(Inglaterra). O tempo de pintura hoje durou cerca de 2h30m, e não consegui finalizar. Eu já estava um pouco cansado e as mãos estavam doendo! Então ficou um pouco ainda para amanhã! Hoje consegui fazer uma foto decente, com cores bem melhores. E aí está a Santa Maria, ficando com cara de navio :) Amanhã novas atualizações!!!!
Quarta-Feira, 04 de Julho de 2007
Olá amigos, E seguimos pintando o sete, digo o barco :P Hoje terminei os detalhes das madeiras no casco, e descobri que esses detalhes se estendiam para dentro do convés! Então gastei uns bons minutos pintando eles também. Mas o resultado foi compensador! Fiz também decais para colocar nas janelas e na porta da "Casa do Capitão". São detalhes muito pequenos para pintar na mão. Mas acho que vou refazê-los com folha de decal branca, pq ficaram quase invisíveis!! Também aproveitei e montei e pintei as âncoras. Elas serão amarradas na linha que já está passada, na frente da Nau. ;) Vamos às fotos, agora com ótima qualidade! Desde quando comecei a fotografar a 3 anos, não gosto de flash, e tinha me esquecido!! :P agora sem flash, fotos excelentes! O casco pintado com um tom de marrom mais escuro da Testors. Essa é uma tinta brilhante, por isso o brilho tão excessivo, mas amanhã não estará mais! Umas fotos da Nau: Reparem os detalhes por dentro da "parede" do convés e também os detalhes das portinhas dos canhões pintados. Os canhões foram furados, acredito que eu esqueci de dizer. Furei com a Dremel e com uma broca de 1mm. A aparência final ficou beeem melhor! O furo da pra ser percebido nessa foto no canhão à esquerda. Após a pintura do casco terminar, irei caracterizá-los para parecerem metal. Trazeira da Nau. Um ângulo bonito :) As âncoras! Na foto seguinte, uma vista de baixo para cima da Nau. E aqui da trazeira. Bom agora é esperar secar bem essa tinta para fazer a caracterização de madeira e passar o verniz fosco. Ainda tenho que preparar as velas(estou estudando fazê-las de pano, vms ver...), e também algumas bandeirinhas que vão do lado externo da Nau(são 20 bandeirinhas afff!!) E começar a colar os mastros, para amarrar os 30 metros de linha(isso mesmo TRINTA METROS) por todo o barco! Deus me ajude..... até!!
Quinta-Feira, 05 de Julho de 2007
E aqui estou eu novamente... Hoje preparei as 20 bandeirinhas que serão aplicadas na fronte da Nau e também na trazeira. Também refiz os decais das janelas e da porta, e ficaram bem melhores! Na nau, destaquei as linhas em baixo relevo do casco com a técnica do Wash, que é a mesma coisa de fazer o envelhecimento da madeira, e também colei os suportes onde os mastros serão amarrados. E finalizei com a aplicação do verniz fosco. Na foto abaixo a grade de peças das bandeirinhas e acima dela, a cartela de decais com os desenhos das bandeirinhas e também as cruzes das velas. E aí estão as bandeirinhas com os decais aplicados. Agora é só pintar a parte de trás e colar na Nau! E aí está a nossa NAU! Nessa foto da pra ver os decais na "Casa do Capitão", e também os esticadores dos mastros. Reparem que o envelhecimento da madeira é bem sutil e quase não se percebe, porém o efeito visual que ele dá é enorme!! Comparem com as fotos de ontem, onde o efeito não estava ainda aplicado. O outro lado da NAU! Ta ficando super bonito. Estou me surpreendendo com o resultado nesse modelo! Já to de olho nos kits da Pinta e da Nina!!! Ahhh eu vou querer essas três juntas!! Engraçado que eu olhei pro meu cartão de crédito agora, ele me olhou, ficamos nos olhando... deixa eu parar... senão vou fazer caca rsssss Aqui o kit da Pinta Aqui o kit da Niña As duas R$166,00 em 3x de R$ 55,33.. olha o viciooooooooo Bom, amanhã começarei a preparar os mastros e em seguida começarei a me preparar pscicologicamente para amarras as linhas... Vms relaxar!! Até!!!
Sexta-Feira, 06 de Julho de 2007
Olá pessoal!! Bom tenho boas e más notícias! Vamos primeiro à má notícia! ACONTECEU UM ACIDENTE! :( Caaalma pessoal, não foi com a Santa Maria! Mas foi com as velas dela :( Fiz a caracterização das velas hoje com betume, ficou fantástico o efeito, porém qd foi secando, começaram a aparecer manchas por todas as velas. Como sempre faço, antes de aplicar o efeito em definitivo, eu faço testes com o material em um pedaço, e espero secar. E assim o fiz. Utilizei as laterais da cartela das velas, ficou mto legal e parti para as velas. Porém deveria haver alguma coisa nas velas q as manchou. Tentei remover com aguarrás e não saiu mais! Mas a boa notícia é que provavelmente farei-as de pano de verdade. Estou avaliando essa hipótse, e fazendo pesquisas ainda. E pensando bem, de pano vai ficar muuuito melhor! É só aprender a costurar... ( o Fernando deve ter caído da cadeira agora, heim Fernando?? rsss só faltava mais essa heim? rssss ) A boa notícia é que eu fiz a mastreação hoje, ou seja, colei os mastros no convés. Vamos às fotos! Foi um pouco complicado fazer as fotos hoje. A Maria ficou grande!! Aí na foto os mastros colados e já pintados! Nessa outra visão vê-se as âncoras já amarradas à proa. Uma visão mais aberta Ta ficando bonitona heeim?? Ao fundo a "Casa do Comandante", o termo correto é Casário.(to ficando especialista em termos náuticos rssss) A outra lateral, ou à bombordo. E aqui as velas, tooodas manchadas :( Amahã irei avaliar o material para fazer as velas de pano. Vms ver!!! Acho que vai dar certo!!! Até mais!!!
Domingo, 08 de Julho de 2007
Olá amigos! E estamos aqui com novidades ÓTIMAS!!! Ontem(Sábado) de manhã, fui até uma loja de tecido para ver os panos. Encontrei o BRIM, um pano mto legal e perfeito para fazer as velas. Comprei 1 metro, que vai dar pra fazer uns 200 barquinhos rssss A moça da loja foi super atenciosa, me deu várias dicas sobre costura e até me indicou produtos para impermeabilização etc.. foi uma verdadeira aula, que irei postar aqui no blog como forma de tutorial, pois vale a pena! E aí perguntei pra ela sobre um pano vermelho, pois fiquei pensando em aplicar tecido nas cruzes ao invés de pintá-las. E aí foi mais uma aula! Ela me indicou um produto chamado Intertela, e me explicou seu funcionamento. Vai ficar 10! Qd for fazer, eu vou postar aqui o passo-a-passo também. Bom saí feliz da loja com meus paninhos e fui pra casa pra por a mão na massa. Peguei a Máquina de Costurar da minha amada e querida mamãe, que fez uma cara que não tava gostando nada!! A máquina tem mais idade que eu, ela ganhou do meu pai qd eles namoravam há mais de 27 anos atrás, verdadeira RELÍQUIA!! hahahahahahahahhahaha!!! Porém ela é elétrica, e faz vários tipos de pontos e zig-zag. Pois bem, montei o circo todo na mesa da cozinha(aí sim que ela não gostou messssmo!!) e chamei ela pra me dar umas dicas de como fazer aquele museu funcionar, as dicas não levaram mais q 15 segundos e lá fui eu na parte prática. Aqui tá o museu, digo a máquina ultra top moderna, relíquia de minha mãe: Bom recortei uma das velas em plástico para usar como molde, fiz o molde, cortei o pano, e fui costurando. A @!#@#$@#$ da linha saiu umas 23425871623 vezes da agulha, coisa de principiante neh, quem pensou que eu precisaria aprender a usar máquina de costura pra montar meus modelos? E depois de uns 20 minutos mais ou menos, consegui isso aí abaixo: Eu achei que ficou ANIMAL!! Mto realista. Tudo bem que está ainda sem acabamento, tipo tem alguns pedacinhos de linha sobrando em vários pontos, porém pra mim foi uma VITÓRIA! Depois de tingida no café, ficará mto mais real!! Mááááááááaaaaas nem tudo são flores na vida do modelista. E o pior aconteceu!!! A máquina QUEBROU!!!!!! Acho que acelerei demais kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! to rindo até agora... rsss Enfim, consegui pegar o jeito de fazer as velas, as dicas da moça foram ótimas. Na terça-feira irei levar o museu para manutenção, onde a ultima foi feita em Março desse ano. Assim que ela estiver pronta retomo as velas! Espero q não fique muito caro...... Se ficar, já falei com minha avó e tá tudo certo pra eu empresar a máquina dela!! Só que a dela é mais velha ainda, e é de pedalar! Jessuuiss!!! Cada uma viw!! O passo agora é iniciar o encordoamento da Santa Maria até onde as velas não serão necessárias, e daí continuar somente qd elas estiverem prontas! Até a próxima atualização... e parem de rir da desgraça alheia!
Quarta-Feira, 11 de Julho de 2007
Olá marujos! Depois de dois dias sem atualizar, volto com muitas novidades! A primeira é com relação à Máquina de Costura! Como segunda-feira foi feriado, ontem de manhã levei a máquina no mesmo lugar onde minha mãe tinha mandado fazer revisão em Março. Expliquei pro técnico o ocorrido, e ele prontamente me disse: Más, espera aí. Desde a última revisão essa máquina não foi utilizada. Tá limpinha! Respondi a ele que de fato não, a única vez que minha mãe a usou foi para fazer umas tiras para amarras umas almofadas de umas cadeiras, e depois disso somente eu usei para fazer as velinhas do barco. Resultado: O conserto da máquina foi de grátis :D O problema foi uma engrenagem que partiu. Na ultima revisão essas engrenagens foram trocadas. E hoje eu peguei a máquina e ela está aqui prontinha pra trabalhar!! Ainda recebi vários elogios sobre o museu, digo, a máquina. Ele me disse que é uma máquina excelente, muito reforçada e talz... Tá vendo? E eu tirando com ela!! A minha avó pode respirar tranquila agora, pois não vou chegar perto da máquina dela!!!! hahahahahahaahaahha!!! E a outra novidade é com a Santa Maria. Não vou comentar, pois uma imagem(ou três ahaha) valem por mil palavras!! Tá ficando show heim? Foi uma tarefa complicada passar essas cordinhas. Mas to pegando o jeito da coisa! Somente com pinça, pois com meus dedos gigantes não dá pra amarrar haha!! O passo seguinte é fazer as velas, então vamos por o museu pra trabalhar óólha o respeito com a máquina heeim!! rsssss Peguei umas dicas de costura e acabamento na Internet(Santo google!!) e vms por em prática! Até mais!!
Segunda-Feira, 16 de Julho de 2007
Olá amigos! Bom o projeto está andando, estou fazendo as velas ainda, pois é um pouco trabalhoso e estou trabalhando bastante também então o tempo está um pouco curto! Acredito que amanhã(Terça) eu termino as velas e posto fotos de como ficaram. Só pra atiçar a curiosidade geral, estão ficando ótimas!! ;) Ateh!!
Quarta-Feira, 18 de Julho de 2007
Olá pessoal! Finalmente consegui terminar as velas! Foi um trabalho um pouco complicado, pois não tenho experiência nenhuma em costurar. Porém pesquisando e recolhendo dicas com algumas pessoas, consegui terminar o trabalho!!! E o resultado está aí: Eu vou disponibilizar um tutorial da montagem dessas velas, pois acredito que tem muitos amigos que precisam! Então, com as velas prontas, continuei a montagem da Santa Maria, onde o passo agora é costurar as velas aos mastros. Na foto abaixo, mostro a técnica que eu estou utilizando. Corto pequenos segmentos da linha de amarração, e com o auxílio de uma agulha, transpasso a vela. Depois amarro cada seguimento individualmente. Dou um pequeno nó, usando uma agulha aplico um pouco de SuperBonder, e corto os excessos com um alicate de manicure. Com as sobras das linhas mais grossas que utilizei nas primeiras amarras... ...transpasso as velas, novamente com uma agulha, e faço pequenos laços que serão usados para terminar a fixação das velas. Não desperdice essas linhas! Não se acha fácil no Brasil! Aqui novamente a técnica utilizada para amarrar a outra vela. E aqui o estado atual da Nau! :D O efeito de curvatura da vela eu consegui passando pedaços de arame pelas baínhas criadas no momento da confecção. Vejam a curvatura, que efeito legal! E aqui os rolos de cordas que estão substituindo os que foram lixados. Bem melhor heim?? Obrigado ao Genésio pelas dicas ;) Bom pessoal, agora é só terminar de fixas as outras duas velas que faltam. É um passo bem trabalhoso e delicado, que deve ser executado com muita calma e paciência. Mas no fim o resultado é fantástico!! Até!!
Sexta-Feira, 20 de Julho de 2007
Olá pessoal! Nos últimos dias tenho trabalhado bastante, porém vou dedicando um tempinho também para a Santa Maria. Então vamos para as últimas atualizações. Na foto abaixo, todas as velas costuradas Essas coisinhas aí embaixo, são esticadores. São usados em várias partes da nau para fazer a amarração. Nesse passo é necessário juntar duas... ...para passar a cordinha: Uma vista de como está ficando. Hoje consegui passar algumas linhas, bem como amarras as âncoras e também aplicar os Brasões de Armas na proa da Nau. Uma vista mais aproximada da proa. Reparem nas linhas, âncoras e nos brasões. Outra vista bem interessante do convés da Santa Maria. Vista da proa, pelo lado de fora. Vista aproximada geral Visão mais afastada, geral. Bom tá ficando 10! Apenas uma coisa que eu observei que fiz errado foi a amarra do mastro principal ao mastro da proa. Reparem na foto acima, na Vela Principal(a maior delas) há uma corda passando por trás. Essa corda deve ser passada pela frente da vela. Então preciso corrigir isso. É tranquilo ;) Outra coisa ainda que preciso fazer é alisar as linhas que não ficam esticadas, para parecerem mais reais ;) Instalei uma enquete no blog, gostaria que vc desse a sua opinião! Ateh!
Terça-Feira, 24 de Julho de 2007
Olá Amigos! Enfim consegui terminar toda a amarração da Santa Maria! Foi uma tarefa interessante que exige muita paciência e cuidado! Também terminei a pintura do suporte que sustenta a Santa Maria de pé, colei as bandeirinhas restantes na popa, e apliquei o efeito metalisado nas peças que são de metal. Vamos às fotos do dia! Aí está o suporte com as palavras "Santa Maria" pintadas em dourado: E aí está a nossa NAAUU: Vista lateral: Vista mais aproximada Aqui está a peça que sustenta a amarração do mastro(esqueci o nome correto agora...) já com o efeito de metal aplicado. A técnica é pintar a peça com tinta preta fosca, e esfregar pó grafite sobre ela e assim conseguir esse efeito meio "gasto": E uma foto da Gávea: Terminou??? Nãããããaaaaoo!! Bem, está quase concluída. A única coisa que está faltando agora são as bandeirinhas de cada mastro, que irei confeccionar em pano! Aguardo comentários!! Ateh pessoal!
Quinta-Feira, 26 de Julho de 2007
Olá Amigos, Enfim terminei mais esse projeto. Essa foi a primeira vez que construí um barco, e com certeza construirei vários mais! Montar barcos é realmente apaixonante! Sinceramente eu tinha um pouco de medo, principalmente por causa das linhas. Mas é tranquilo! Então aqui vai a dica: Se você tem vontade, mas tem medo de não conseguir, ponha a mão na massa que vc consegue!! Então vamos às fotos finais da Santa Maria. Conforme comentei no post anterior, iria confeccionar as bandeirinhas dos mastros em pano, e aí está o resultado: Irei publicar um tutorial ensinando como eu fiz isso ok? E aí está a nossa Santa Maria, que há 500 anos atrás cortou o Atlântico para chegar às Américas, até então não conhecidas pela humanidade: As bandeirinhas ficaram bem realisticas. Gostei do resultado! O outro lado: E para fechar, uma foto por cima, mostrando o convés: Obrigado pelos comentários e por aqueles que acompanharam todo o projeto. Resolvi juntar tudo num tópico só, e manter o histórico de toda a montagem, para que, se alguém precisar, esteja aí para consulta! Ateh o próximo!!! Santa Maria premiada com troféu de Ouro na categoria Veleiros no Open do Grupo de Plastimodelismo de Campinas - 2007: