Concorde - 1/144 - Revell

Esse foi o 3º modelo que eu montei.

Abaixo segue um pequeno texto falando um pouco sobre essa aeronave fantástica. 

Supersônico, possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2.04, ou algo entre 2.346 Km/h e 2.652 Km/h. Voava à 17.700 metros de altura.

Seu primeiro vôo comercial foi em 21 de Janeiro de 1976 e, em 24 de outubro de 2003, ele foi retirado de operação.

As únicas companhias que o operaram foram a British Airways(Inglaterra) e a Air France(França).

Para entender o quão rápido era o Concorde, a Air Frace fez a seguinte experiência:
Um Concorde e um Boeing 747(Jumbo) decolaram ao mesmo tempo.
O Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou à Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido a grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o por do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.

A temperatura do ar diminui com a elevação da altitude, e o Concorde encontrava temperaturas do ar de -56ºC, voando na tropopausa. Porém, devido ao aquecimento provocado pelo atrito do ar em grandes velocidades (ram rise effect), a temperatura das superfícies externas do Concorde era muito alta, chegando 130ºC na área do nariz do avião, daí o uso de um segundo conjunto de pára-brisas escamoteável resistente a altas temperaturas, que cobria os pára-brisas convencionais durante o vôo. Esse conjunto é operado com toda a seção de nariz, se abaixando para permitir que os pilotos vejam a pista durante as manobras de decolagem e pouso.

O Concorde mostrou, ao longo de mais de 25 anos de serviço, suas qualidades, robustez e a confiabilidade. Sua pequena frota transportou mais de 3,7 milhões de passageiros e acumulou mais de 200 mil horas de vôo, mais de 140 mil em regime supersônico, com um histórico de segurança que segue entre os melhores da aviação comercial. Difícil superar tal desempenho.

Pesquise mais sobre o Concorde, tenho certeza que irá se surpreender!!

Agora as fotos do Kit.

Infelizmente nessa montagem eu não fiz fotos passo-a-passo.

Em breve eu irei reformar esse kit, pois a tinta branca utilizada amarelou. Na reforma, transformarei ele em Air France, ou manterei o British, se conseguir os decais.